Introdução ao HTML

As primeiras coisas que você deve saber sobre HTML: história, objetivos e demais conhecimentos onde fixar as bases do manual.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 18/4/04
Valorize este artigo:
HTML é a linguagem com que se escrevem as páginas web. As páginas web podem ser vistas pelo usuário mediante um tipo de aplicação chamada navegador (browser). Podemos dizer portanto, que o HTML é a linguagem usada pelos navegadores para mostrar as páginas webs ao usuário, sendo hoje em dia a interface mais extensa na rede.

Esta linguagem nos permite aglutinar textos, imagens e áudios, e combiná-los a nosso gosto. Ademais, e é aqui onde está a sua vantagem em relação aos livros e revistas, o HTML nos permite a introdução de referências a outras páginas por meio dos links hipertextos.

O HTML se criou a princípio com objetivos de divulgação. Porém, não se pensou que a web chegaria a ser uma área de ócio com caráter multimídia, de modo que, o HTML se criou sem dar respostas a todos os possíveis usos que lhe dariam posteriormente e ao todo coletivo de gente que o utilizariam no futuro. Entretanto, frente a este deficiente planejamento, com o tempo, foram se incorporando modificações, as quais são os padrões do HTML. Numerosos padrões já se apresentaram. O HTML 4.01 foi o último padrão feito até o mês de abril de 2004.

Esta evolução tão anárquica do HTML, trouxe toda uma série de incovenientes e deficiências que tiveram que ser superadas com a introdução de outras tecnologias acessórias capazes de organizar, optimizar e automatizar o funcionamento das webs. Exemplos que podem soar como conhecidos são as CSS, JavaScript ou outros. Veremos mais adiante em que consistem algumas delas.

Alguns dos problemas que acompanham ao HTML é a diversidade de navegadores presentes no mercado, os quais não são capazes de interpretar o mesmo código de uma maneira unificada. Isto obriga ao webmaster a, uma vez criada sua página, comprovar que esta pode ser lida satisfatoriamente por todos os navegadores, ou pelo menos, pelos mais utilizados.

Além do navegador necessário para ver os resultados de nosso trabalho, necessitamos evidentemente outra ferramenta capaz de criar a página em si. Um arquivo HTML (uma página) não é mais do que um texto. É por isso que para programar em HTML necessitamos um editor de textos.

É recomendável usar o bloco de notas que vem no Windows, ou outro editor de textos simples. No entanto, há de ter cuidado com alguns editores mais complexos como Wordpad ou MicrosoftWord, pois colocam seu próprio código especial ao salvar as páginas e como o HTML é unicamente texto plano, poderemos ter problemas com isso.

Existem outros tipos de editores específicos para a criação de páginas web, os quais oferecem muitas facilidades que nos permitem aumentar nossa produtividade. Porém, é aconselhável à princípio utilizar uma ferramenta, o mais simples possível para poder prestar a máxima atenção ao nosso código e familiarizarmos o antes possível com ele. Logo mais adiante, ganharemos tempo ao utilizarmos os editores mais versáteis.

Par ter mais claro todo o tema de editores e os tipos que existem, visite os artigos:
  • Editores de HTML
  • Bloco de notas
  • Também se pode acessar a descrições de editores mais complexos que o Bloco de notas, porém mais potentes como o Homesite.
É importante ter claro tudo isso visto que em função de seus objetivos, pode ser que mais do que aprender HTML, resulte mais interessante aprender o uso de uma aplicação para a criação de páginas.

Sendo assim, uma página é um arquivo onde está contido o código HTML em forma de texto. Estes arquivos tem extensão .html ou .htm (é indiferente qual deles utilizar). De modo que quando programarmos em HTML, o faremos com um editor de textos e salvaremos nossos trabalhos com extensão .html, por exemplo, minhapagina.html.

Conselho: Utilize sempre a mesma extensão em seus arquivos HTML. Isso evitará que você se confunda ao escrever os nomes dos seus arquivos umas vezes com .html e outras com .htm. E se você trabalha com uma equipe em um projeto, é ainda mais importante que todos estejam de acordo com a mesma extensão.





Comentários do artigo
Foram enviados 17 comentários ao artigo
3 comentários não revisados
14 comentários revisados:
Por:
06/6/05
se colocassem menos texto e fossem mais r~{("~}pidos talvez nos motivasse a ler mais!
<p>
<b>RESPOSTA</B>
<p>
Este manual, como outros de CriarWeb, está feito para que qualquer pessoa possa entendê-lo, por isso explicamos as coisas detalhadamente. Se não fizéssemos assim, não teríamos o melhor manual de HTML gratuito em português da Rede.
Por: ken
01/2/06
Eu quero ter uma pagina naweb como entrar la nao estou a coseguir. depois de digitar o documento no word que passo a seguir para o documento ser publicado na web, e ter a minha pagina?
<p>
<b>RESPOSTA</b>
<p>
Word não é um bom programa para fazer páginas web. Na verdade não o aconselhamos. Porém, o assunto que você necessita está explicado no nosso <a href=http://www.criarweb.com/desde0/>manual de publicar na web "Desde Zero"</a>. Ali, explicamos como subir os arquivos que criamos em nosso computador à web, entre outras coisas
Por: Marcelo
12/4/06
Grato em me ajudar
Por: Rodrigo
12/4/06
Muito obrigado
Por: deborah
05/11/06
Eu entendi mais comos faço. porque o programa q tenho é o FrontPage e aí nao tem recursos que me encianam passo a passo!
Por: Flávio
11/12/06
ta bem explicado.... gostei muito estão de parabéns!! vlw
Por: Plínio Augusto
27/2/07
Achei muito interessante este manual. Não só este como varios outros q o site possui . Descobri o site hj 27/02/2007 e pretendo visitá-lo constantemente para ampliar meus conhecimentos.

saudações,

Plínio Augusto Araújo de Almeida
Por: katia
27/7/07
estou lendo o manual,e estou muito contete,queria saber quanto tempo dura um curso de web?nao tenho muita esperiencia,e possivel que me torne uma profissional em quanto tempo?
Por: Anderson
03/1/08
parabens adoreii o manual descobria esta pagina hoje dia 03/01/08
e vo ler todos os atigoss pos vil que sao muito bons .......
Por: José Cristovão
11/2/08
Olá pessoal...
Para mim, parece inacreditável ter encontrado este site, e em particular, os manuais.
Pretendo mesmo me tornar um webdesign, e assim construir algumas páginas particulares, e, quem sabe, trabalhar na área, já que me aposentei, e ando procurando algo para fazer, me realizar, sem ter que cumprir horários, estar subordinado a ...
Um abraço a equipe!
Cristovão.
Por: Ronaldo
14/4/08
Tenho instalado em meu computador um programa chamado GoLive CS. Através dele posso criar uma página Web? so Srs. sabem manusea-lo. Um abraço. Ronaldo
Por: Esther
30/10/08
Olá meu amigo, é um prazer estar aqui! Ainda não li todos os tópicos, estou na 3ª página, mas estou gostando muitíssimo das suas explicações. Pelo pouco que eu já li, não pooderia estar melhor. É confortante saber que neste mundo ainda existem pessoas como você que gostam de ajudar as pessoas compartilhando seus conhecimentos. Muito obrigado mesmo!
Por: Esther
30/10/08
Olá meu amigo, sou eu denovo! Fiquei tão empolgada no primeiro comentário que acabei esquecendo de fazer as perguntas que eu queria. Me desculpe! _Eu gostaria de saber qual é a diferença entre a linguagem html e xml? _Na linguagem html pode-se inserir fotos ou imagens? -Nestes explicativos você ensina isto? Grata desde já!
Satisfação
Por: valeriatads
03/3/10
PARABENSSSSS por todo esse material, e o melhor gratuito e com muita qualidade!
Sou estudante de TI, 2° nao, e estou inciando agora com desenvolvimento web!
Está me ajudando muito!

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato