Subir uma base de dados MySQL vazia ao servidor

A base de dados que pretendemos subir está vazia. Só criámos as tabelas, mas não introduzimos dados nelas ou introduzimos dados de prova.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 26/7/04
Valorize este artigo:
É normal que tenhamos uma base de dados para o nosso projecto do 0, definindo às diferentes entidades do nosso modelo de dados, os seus campos e os seus tipos.

Neste caso o mais provável é que a base de dados esteja vazia, ou bem contenha dados que introduzimos para verificar o correcto funcionamento da base. Obviamente não queremos conservar estes dados quando a aplicação esteja a funcionar no servidor...

A opção mais interessante podia ser criar outra vez as tabelas que temos em local na base de dados remota. Para o fazer temos duas hipóteses.

a) Se temos poucas tabelas e bastante simples

Podemos cria-las em remoto com alguma ferramenta como PhpMyAdmin ou MyCC

b) Se temos muitas tabelas e/ou são muito complicadas

Neste caso recomendamos fazer um backup da estrutura em local e restaura-la em remoto. Isto evitará-nos ter que voltar a criar todas as tabelas e definir todos os seus campos e tipos. Pode ser um pouco mais complicado mas sem duvida poupará-nos tempo.

Para fazer backup da estrutura em local podemos utilizar alguma ferramenta como PhpMyAdmin, ou utilizar o comando mysqldump desde a linha de comandos de MS-DOS.

Ferramenta de backup de PhpMyAdmin
Ferramenta de backup de PhpMyAdmin. Está marcada a opção de extrair só a estrutura das tabelas. Se marcamos também a opção "Send", o nosso navegador criará um ficheiro de texto. Se não o fizermos só se visualizará.

O que temos de fazer neste caso é um backup da estrutura da base de dados, isto é, os "create tables" ou sentenças SQL para criar as tabelas. Seriam bastantes sentenças deste género.

# --------------------------------------------------------
#
# Table structure for table 'comentario'
#

CREATE TABLE comentario (
   id_comentario int(5) unsigned NOT NULL auto_increment,
   id_artigo int(4) DEFAULT '0' NOT NULL,
   comentario text NOT NULL,
   data int(14) unsigned DEFAULT '0' NOT NULL,
   revisado tinyint(1) DEFAULT '0' NOT NULL,
   nome_comentario varchar(100) DEFAULT 'Nome não especificado' NOT NULL,
   email_comentario varchar(100) DEFAULT 'Email sem especificar' NOT NULL,
   tipo tinyint(1) unsigned DEFAULT '1' NOT NULL,
   PRIMARY KEY (id_comentario)
);


Para restaurar estas sentenças temos opções tanto dentro de PhpMyAdmin como de MyCC. Em ambos casos o que temos de fazer é executar estas sentenças no servidor MySQL remoto. Em PhpMyAdmin temos um campo para introduzir sentenças SQL e outro para seleccionar um ficheiro de texto com todas as sentenças SQL, para executa-las uma detrás da outra. No MyCC temos um botão que nos permite abrir uma consola onde introduzir uma ou várias sentenças SQL e executa-las.


Ferramenta de backup e restauração de PhpMyAdmin

Botão para introduzir sentenças SQL em MyCC
Botão para introduzir sentenças SQL em MyCC

Recordamos que isto só nos servirá para subir a estrutura da base de dados e não os dados que contenham. Se desejamos subir também a informação da base de dados temos de utilizar outras estratégias que relataremos proximamente.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato