phpMyAdmin

Um projecto de código aberto em PHP para administrar a base de dados MySQL através de uma interface web. Descrição, funcionalidades e ajudas para a instalação.

Por Carlos Cuenca Díaz


Publicado em: 28/7/04
Valorize este artigo:
phpMyAdmin é um programa de distribuição livre em PHP, criado por uma comunidade sem animo de lucro, que só trabalha no projecto por amor a arte. É uma ferramenta muito completa que permite aceder a todas as funções típicas da base de dados MySQL através de uma interface web muito intuitiva.


A aplicação em si não é mais do que um conjunto de ficheiros escritos em PHP, os quais podemos copiar no nosso servidor web, de modo que, quando acedemos a esses ficheiros vemos umas páginas onde podemos encontrar as bases de dados às que temos acesso no nosso servidor de bases de dados e todas as suas tabelas. A ferramenta permite-nos criar tabelas, inserir dados nas tabelas existentes, navegar pelos registos das tabelas, editá-los e apagá-los, apagar tabelas e um grande etc, inclusive executar sentenças SQL e fazer um backup da base de dados.

Página de phpMyAdmin

A página de inicio do projecto é http://www.phpmyadmin.net/. Daí podemos fazer download dos ficheiros da última versão da aplicação, que posteriormente devemos colocar no nosso servidor web. Também podemos encontrar o phpMyAdmin na rede, como por exemplo Sourceforge.net, que é um site que tem montes de projectos "Open Source".

Há várias versões disponíveis, mas é recomendável escolher a que nos aconselhem como a última versão estável (The last stable version). Na hora de escrever este artigo era a 2.2.6. De modo que, se o nosso sistema +e Windows, optaremos pelo ficheiro phpMyAdmin-2.2.6-php.zip.

Este ficheiro é para a versão 4 de PHP, mas também temos a possibilidade de obter os ficheiros que tem compatibilidade com a versão 3 de PHP, para aqueles que não tem o motor de PHP mais potente.

A página de inicio do programa também nos oferece a possibilidade de ver uma demo online, ainda que avisam que o servidor onde se encontra pode estar caído. http://www.phpmyadmin.net/phpMyAdmin/


A instalar phpMyAdmin

Uma vez obtida a última versão temos de a descomprimir, para obter os ficheiros PHP (a ferramenta) e coloca-los dentro do directório ed publicação do nosso servidor web.

Nota: recordamos que phpMyAdmin é um projecto escrito em PHP, por conseguinte necessitaremos colocar os ficheiros num servidor web que permita programação de páginas PHP. Deveremos aceder à ferramenta através do endereço do servidor web, seguido do directório no que temos os ficheiros. Por exemplo, se o nosso servidor é o PWS e colocámos os ficheiros dentro do directório de publicação (Normalmente C:\Inetpub\wwwroot), no subdirectorio phpMyAdmin, devemos escrever algo similar a http://localhost/phpMyAdmin Se tivéssemos instalado um servidor Apache os colocaríamos na pasta que tivéssemos indicado como "documentRoot", que costuma ser htdocs.

O primeiro que podemos ler é o ficheiro da documentação, que encontramos junto aos ficheiros de phpMyAdmin. Explica dados gerais do programa, como os seus requerimentos, instruções de instalação, configuração, perguntas frequêntes, etc.

Posteriormente, tal e como explica a documentação, temos de editar o ficheiro config.inc.php para mudar os valores de host da base de dados (maquina que tem instalado o MySQL) e o usuário e password com o qual nos vamos conectar. Podemos configurar muitos aspecto na ferramenta, ainda que agora só vou comentar os que acho que são essenciais para fazer que funcione. Na documentação temos um ponto dedicado por completo a especificar o sentido de cada variável.

$cfgPmaAbsoluteUri
Devemos atribuí-lo ao path completo necessário para aceder a phpMyAdmin. Por exemplo: http://localhost/phpMyAdmin ou http://www.meudominio.com/phpMyAdmin

$cfgServers[$i]['host'] string
O nome do host da base de dados. Por exemplo localhost, se o computador onde está instalada a base de dados e onde estamos a instalar phpMyAdmin é o mesmo. Também poderia ser o endereço IP do computador ao que nos ligamos.

$cfgServers[$i]['user'] string
$cfgServers[$i]['password'] string

O par usuário/password que deve utilizar phpMyAdmin para conectar-se com o servidor MySQL.

Com isto, já podemos aceder a phpMyAdmin e trabalhar com a nossa base de dados mais facilmente, que se torna muito de agradecer tendo em conta que, no cada de não ter esta ferramenta ou outra parecido, a outra opção seria utilizar a linguagem SQL, e no caso de que a base de dados esteja alojada em remoto na internet, não o poderíamos fazer, a não ser com acesso por TELNET ao servidor da base de dados.





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor
Carlos Cuenca Díaz
Consultoria Informática

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato