Instalar o driver ODBC para conectar com uma base de dados MySQL

Instruções para instalar o driver ODBC necessário para conectar com uma base de dados MySQL desde um sistema Microsoft Windows.

Por Carlos Cuenca Díaz


Publicado em: 28/7/04
Valorize este artigo:
Instalar este driver serve para que desde um sistema Microsoft Windows possamos aceder a uma base de dados MySQL. As aplicações são várias, por exemplo podemos utiliza-lo para criar um DSN associado a uma base de dados MySQL, de modo que as nossas páginas ASP poderiam aceder à base de dados. Outra aplicação é aceder desde Access a base de dados MySQL e exportar ou importar dados (migrar os dados desde Access a MySQL e desde MySQL a Access), inclusive para criar um back-end da nossa base de dados MySQL em interface Access.

O primeiro que temos de fazer no computador que tem o sistema Windows XX e Access é actualizar a versão 6 de Microsoft jet: http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=KB;EN-US;Q239114&

A seguir, temos de fazer download da última versão de Myodbc da página de MySQL: http://www.mysql.com/downloads/api-myodbc-2.50.html

Com tudo isto feito, instalamos a actualização de Microsoft jet, e instalamos os drivers OBDC de MySQL. Quando pergunta no ecrã de "Data Sources" faz click em "Close" para terminar.

Com o driver ODBC instalado, acede ao painel de controlo de OBDC de 32 bits (Inicio->Configuração->Painel de Controlo->Fontes de dados ODBC 32 bits). Neste momento, terás de escolher se queres utilizar o driver para um usuário (DSN de usuário), ou para qualquer usuário do computador (DSN de Sistema). Uma vez escolhida uma opção, faz click no botão "Add" para acrescentar uma nova fonte de dados e a seguir, selecciona o driver de MySQL. Veremos o seguinte ecrã:.


Terás de preencher os seguintes campos:

Windows DSN name: Nome da fonte de dados que estará disponível desde Windows.

Mysql host (name or IP): Nome ou endereço IP do computador onde se encontra instalado o servidor MySQL

Mysql Database Name: Nome da base de dados com a que se trabalhará desde a fonte de dados.

User: Nome de usuário com o que se acederá ao servidor de bases de dados.

Password: palavra-chave do usuário.

Port: Serve para especificar o porto no que se encontra o servidor MySQL, há que pôr um valor no caso de que não se esteja a utilizar o pré-definido, que é o 3306.

Uma vez que estejam estas opções configuradas, fazemos click em "OK" para fechar as janelas e finalizar o processo.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor
Carlos Cuenca Díaz
Consultoria Informática

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato