Exportar dados de Access a MySQL

Explicamos uma maneira prática de migrar dados de uma base de dados Access a um servidor de dados MySQL.

Por Carlos Cuenca Díaz


Publicado em: 28/7/04
Valorize este artigo:
Não é estranho que tenhamos começado a fazer os nossas primeiros sites utilizando uma base de dados simples como Access. Também não é nada estranho que, chegado o momento, passemos a coisas mais serias e nos passemos a um servidor de dados como MySQL. Aqui mostramos uma maneira bastante práctica de migrar os dados de uma base Access a MySQL.

Referência: Para realizar esta tarefa é necessário que tenhamos obtido o driver ODBC e o tenhamos instalado no nosso sistema Windows. Esta tarefa pode-se conhecer num artigo de CriarWeb.com: Instalar o driver ODBC para MySQL.

Para exportar uma tabela a MySQL, há que abrir a base de dados e seleccionar a tabela. Depois, fazer click sobre Ficheiro->Exportar. Na janela de exportar, na opção de guardar como tipo, seleccionar ODBC databases().

Feito isto, aparece uma janela que nos pergunta o nome que lhe queremos dar a tabela MySQL, pré-definidamente aparece o mesmo.


Faz click sobre "Aceitar", e aparecerá uma janela na que se pede que selecciones a origem de dados ODBC:

Nota: É possível que, em algum caso, os dados da base nos sistemas MySQL e Access não sejam totalmente compatíveis e se produza alguma anomalia ao exporta-los. Realmente é só uma hipótese que pensamos, ainda que nas provas que realizámos não vimos nenhum tipo de problema. Claro que os campos com os que trabalhámos não eram estranhos.


Seleccionar origem de dados, e dentro, o nome da fonte de dados que criámos anteriormente. Uma vez seleccionado, fazer click em "Aceitar", aparece um ecrã de configuração do driver que nos permitirá, se queremos, configurar algumas opções sobre o driver. Se não queremos configurar nada, faz click sobre "OK" e os dados começarão a exportar-se.

Nota: se estamos a exportar dados a um servidor de bases de dados alojado nalgum provedor de hosting, temos d éter em conta que estes não sempre incluem acesso remoto ao servidor da base de dados, ou requer um aviso explicito por parte do cliente para a sua configuração.

Referência: se desejamos uma migração de dados no sentido oposto, isto é, desde MySQL a Access, foi tratado noutro artigo em CriarWeb que explica o processo minuciosamente: Exportar dados de MySQL a Microsoft Access.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor
Carlos Cuenca Díaz
Consultoria Informática

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato