Vantagens e incovenientes do uso de frames

Vemos uma série de coisas boas e ruins derivadas do uso de janelas ou frames na hora de desenhar e utilizar um web site.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 22/8/04
Valorize este artigo:
O desenho com frames é um assunto bastante controvertido, já que distintos desenhadores podem ter outras opiniões.

Referência: Se você deseja saber o que são os frames e como criá-los consulte os capítulos de Frames de nosso manual de HTML.

No meu caso, penso que é preferível não utilizá-los, apesar de que isso depende do tipo de web site que esteja construindo, pois em alguns casos sim que seria muito adequado seu uso.

Colocarei algumas vantagens e alguns inconvenientes deo uso de janelas (frames). Isto é ao meu ponto de vista, outros podem ter outras opiniões.

Vantagens de usar frames

  • A navegação da página será mais rápida. Apesar de que o primeiro caerregamento da página seria igual, em sucessivas impressões páginas já teremos algumas janelas salvas, que não teriam que voltar a descarregar.

  • Criar páginas do site seria mais rápido. Como não temos que incluir partes de código como a barra de navegação, título, etc. criar novas páginas seria um processo muito mais rápido.

  • Partes da página (como a barra de navegação) se mantém fixas e isso pode ser bom, para que o usuário não as perca nunca de vista.

  • Estas mesmas partes visíveis constantemente, se contém links, podem servir muito bem para melhorar a navegação pelo site.

  • Mantém uma navegabilidade do site onde se navega, pois os elementos fixos conservam a imagem sempre visível.
Inconvenientes de usar frames
  • Tiram espaço da tela. O espaço ocupado pelos frames fixos se perde na hora de fazer páginas novas, porque já está utilizado. Em definições de tela pequena ou em dispositivos como Palms, este problema se torna mais patente.

  • Forçam ao visitante a entrar pela declaração de frames. Se não o fazem assim, somente se veria una página interior sem os requadros. Estes requadros poderian ser insuficientes para uma boa navegação pelos conteúdos e poderiam não conservar uma boa imagem corporativa.

  • A promoção da página seria, à princípio, mais limitada. Isto é devido a que somente se deveria promocioanr o portal, pois se se promocionam páginas interiores, poderia acontecer o caso em que os visitantes entrassem por elas no lugar do portal, criando o problema descrito no ponto anterior.

  • Muita gente não gosta porque não se sentem livers na navegação, pois entendem que estas partes fixas estão limitando sua mobilidade pela web. Este efeito se torna mais patente se a página com frames tem links a outras páginas web fora do site e, ao clicar um link, se mostra a página nova com as janelas da página que tem frames.

  • Alguns navegadores não os suportam. Isto não é muito habitual, mas se estamos fazendo uma página que queremos que seja totalmente acessiível deveríamos considerá-lo importante.

  • Os bookmarks ou favoritos não funcionam corretamente em muitos casos. Se quisermos incluir um favorito a uma página de um frame que não seja o portal podemos encontrar problemas.

  • Pode acontecer que o botão detrás do navegador não se comporte como desejamos.

  • Se você quer atualizar mais de um frame com o clique de um link deverá utilizar Javascript. Ademais os scripts podem se complicar bastante quando têm de comunicar vários frames entre si.
Conclusão

O trabalho com frames pode ser mais ou menos indicado dependendo das características da página a desenvolver, é sua tarefa saber se no seu caso deve utiliza-los ou não.





Comentários do artigo
Foram enviados 12 comentários ao artigo
7 comentários não revisados
5 comentários revisados:
Por: Regina
04/7/05
Amigos,
amigos sim, porque só os amigos são capazes de dividir conhecimentos.
Sou totalmente leiga no que se refere a criar webpages. Li todos os manuais e compreendi como são feitos. Agora meu próximo passo é por em prática o que aprendi com vocês. Muito Obrigada.
Por: Elenir Marins
08/7/05
Quero parabenizar o trabalho realizado no site e este é o melhor e mais completo curso de HTML que já vi, mesmo para quem não usa outros programas, é super importante conhecer a linguagem e está bem explicado aqui.
Parabéns
Abraços
Elenir
Por: Jorge Moreira
09/7/05
Como principiante gostei muito, e vou orientar-me por ela.
Obrigado
Por: Marize Tavares
16/7/05
Gostei muito do artigo ,está muito bem explicado e de fácil entendimento.Pretendo criar uma página para a escola onde trabalho!!E o artigo está me ajudando muito!
Por: Bruno
17/7/05
Simplismente ótimo, não achei um tutorial tão completo e prático como este...

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato