Introdução à Javascript

O que é Javascript e as possibilidades que nos oferece em relação ao HTML.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 02/9/04
Valorize este artigo:
Javascript é uma linguagem de programação utilizada para criar pequenos programinhas encarregados de realizar ações dentro do âmbito de uma página web. Com Javascript podemos criar efeitos especiais nas páginas e definir interatividades com o usuário. O navegador do cliente é o encarregado de interpretar as instruções Javascript e executá-las para realizar estes efeitos e interatividades, de modo que o maior recurso, e talvez o único, com que conta esta linguagem é o próprio navegador.

Javascript é o seguinte passo, depois de HTML, que pode dar um programador da web que decide melhorar suas páginas e a potência de seus projetos. É uma linguagem de programação bastante simples e pensada para fazer as coisas com rapidez, às vezes com leveza. Inclusive as pessoas que não tenham uma experiência prévia na programação poderão aprender esta linguagem com facilidade e utilizá-la em toda sua potência com somente um pouco de prática.

Entre as ações típicas que se podem realizar em Javascript temos duas vertentes. Por um lado, os efeitos especiais sobre páginas web, para criar conteúdos dinâmicos e elementos da página que tenham movimento, mudam de cor ou qualquer outro dinamismo. Por outro, javascript nos permite executar instruções como resposta às ações do usuário, com o qual podemos criar páginas interativas com programas como calculadoras, agendas, ou tabelas de cálculo.

Javascript é uma linguagem com muitas possibilidades, permite a programação de pequenos scripts, e também de programas maiores, orientados a objetos, com funções, estruturas de dados complexas, etc. Toda esta potência de Javascript se coloca à disposição do programador, que se converte no verdadeiro dono e controlador de cada coisa que ocorre na página.

Neste livro vamos tratar de aproximarmos desta linguagem mais profundidade e conhecer todos seus segredos e métodos de trabalho. Ao final do livro seremos capazes de controlar a página web e discernir o melhor método para atacar os problemas ou objetivos que tivermos planejado.





Comentários do artigo
Foram enviados 13 comentários ao artigo
6 comentários não revisados
7 comentários revisados:
Por: joao gontijo
21/3/07
quando eu abro um site, dia q a um erro de javascript..

alguem sabe o q eu tenho q fazer pra isso acabar????????????


ancioso por resposta...
Por: Marcus Vinicius
07/4/07
Olá, possuo um blog que tem como um dos temas Javascript. Creio que seja interessante trocar informações!
http://www.prosadigital.com e tem uma série de artigos abordando orientação para objetos em Javascript:
http://www.prosadigital.com/2007/04/uml-e-javascript-captulo-1.html
Espero ter sido útil!
Abraços!
Por: evaldo
03/6/08
Vlw, pela os comentários sobre javascript, pois estou na quarto período de informática e no quinto vou ter essa disciplina e já estou adiantando-me.
bom post
Por: ronisson
23/1/09
muito bom esse artigo comecei a estudar
Java scrip
Por: Felipe Ávalos
08/2/09
Como fico sabendo se meu java scrip esta ativado,pois estou tentado baixar o adobe flash player e não consigo, embora esteja da exigencia p/ o tal, estou precisando de ajuda. Obrigado.
Elogio
Por: paulo-bertulino
31/10/09
Gostaria de elogiar a iniciativa de todos os organizadores deste sitio, por ter a preocupação de postar material de alta qualidade e perfeita didática, o javascript é simplesmente espetacular, parabéns. Gostei demais, e não poderia deixar de elogiar a iniciativa e agradecer. Continuem assim.Se for possível, detalhe a linguagem java a partir zero de conhecimento até o avançado, pois é muito dificil de encontrar uma introdução a linguagem java de forma simples e passo a passo.
Abraços. Paulo Bertulino
reconhecimento
Por: paulo-bertulino
31/10/09
Gostaria de elogiar a iniciativa de todos os organizadores deste sitio, por ter a preocupação de postar material de alta qualidade e perfeita didática, o javascript é simplesmente espetacular, parabéns. Gostei demais, e não poderia deixar de elogiar a iniciativa e agradecer. Continuem assim.Se for possível, detalhe a linguagem java a%2

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato