Antes de começar

Mostramos exemplos de páginas que empregam Javascript em seu desenvolvimento e comentamos as aplicações necessárias para começar a programar.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 15/9/04
Valorize este artigo:
Previamente para começar a utilizar Javascript podemos ter uma idéia mais concreta das possíveis aplicações desta linguagem assim como as ferramentas que necessitamos para colocarmos mãos a obra.

Usos de Javascript

Vejamos brevemente alguns usos desta linguagem que podemos encontrar na web para termos uma idéia das possibilidades que tem.

Para começar, podemos ver páginas cheia de efeitos super interessantes sobre Javascript, que chegam a assemelhar-se à tecnologia Flash.

Por outro lado, podemos encontrar dentro de Internet muitas aplicações de Javascript muito mais sérias, que fazem com que uma página web se converta em um verdadeiro programa interativo de gestão de qualquer recurso. Também podemos ver exemplos dentro de qualquer página um pouco complexa, quando passamos por sites que tenham uma calculadora ou um conversor de divisas, veremos que em muitos casos foi realizado com Javascript.

Na verdade é muito mais habitual encontrar Javascript para realizar efeitos simples sobre páginas web, ou no tão simples, como podem ser rollovers (que muda uma imagem ao passar o mouse por cima), navegadores desdobráveis, abertura de janelas secundárias, etc. Podemos nos atrever a dizer que esta linguagem é realmente útil para estes casos, pois estes típicos efeitos têm a complexidade justa para ser implementados em questão de minutos sem possibilidade de erros.

O que é necessário

Para programar em Javascript necessitamos basicamente o mesmo que para programar páginas web com HTML. Um editor de textos e um navegador compatível com Javascript. Um usuário de Windows possui de saída todo o necessário para poder programar em Javascript, visto que dispõe dentro de sua instalação típica de sistema operativo, de um editor de textos, o Bloco de notas, e de um navegador: Internet Explorer.

Usuários de outros sistemas podem encontrar em Internet facilmente as ferramentas necessárias para começar em páginas de download de software como Tucows.

Uma recomendação em relação ao editor de textos. Trata-se de que, apesar do Bloco de Notas ser suficiente para começar, talvez seja muito útil contar com outros programas que nos oferecem melhores prestações na hora de escrever as linhas de código. Estes editores avançados têm algumas vantagens como que colorem os códigos de nossos scripts, nos permitem trabalhar com vários documentos simultaneamente, têm ajudas, etc. Entre outros queremos destacar o Home Site ou o UltraEdit.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário revisado:
Ferramenta para Desenvolvimento
Por: gran_ariete
23/7/14
Foi citada uma ferramenta neste artigo a qual esta descontinuada pela nova proprietária.

Ferramenta: Home-Site

Segue link para confirmação: http://helpx.adobe.com/br/x-productkb/policy-pricing/discontinued-products.html

Obrigado.

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato