Maneiras de executar script

Existem duas maneiras de executar scripts em uma página, ao carregar a página ou como resposta às ações o usuário.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 20/9/04
Valorize este artigo:
Existem duas maneiras de executar scripts na página. A primeira destas maneiras se trata de execução direta de scripts, a segunda é uma execução como resposta à ação de um usuário. Veremos agora cada uma delas.

Execução direta

É o método mais básico de executar scripts. Neste caso se incluem as instruções dentro da etiqueta <SCRIPT>, tal como comentamos anteriormente. Quando o navegador lê a página e encontra um script vai interpretando as linhas de código e vai executando uma depois da outra. Chamamos a esta maneira execução direta, pois quando se lê a página se executam diretamente os scripts.

Este método será o que utilizemos preferentemente na maioria dos exemplos deste livro.

Resposta a um evento

É a outra maneira de executar scripts, mas antes de vê-la devemos falar sobre os eventos. Os eventos são ações que realiza o usuário. Os programas como Javascript estão preparados para apanhar determinadas ações realizadas, neste caso sobre a página, e realizar ações como resposta. Deste modo se podem realizar programas interativos, já que controlamos os movimentos do usuário e respondemos a eles. Existem muitos tipos de eventos distintos, por exemplo, o click do mouse, a seleção de texto da página, entre outros.

As ações que queremos realizar como resposta a um evento devem ser indicadas dentro do mesmo código HTML, mas neste caso se indicam em atributos HTML que se colocam dentro da etiqueta que queremos que responda às ações do usuário. No capítulo em que vimos algum exemplo rápido já comprovamos que se quiséssemos que um botão realizasse ações quando se clicasse sobre ele, devíamos indicá-las dentro do atributo onclick do botão.

Comprovamos então, que se pode introduzir código Javascript dentro de determinados atributos das etiquetas HTML. Veremos mais adiante este tipo de execução em profundidade e os tipos de eventos que existem.





Comentários do artigo
Foram enviados 3 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
1 comentário revisado:
Muito bom
Por: fco_luiz
25/4/11
Parabens!
Gostei do manual, bem esclarecedor.
Abraços!

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato