O que é Javascript

Uma introdução meramente conceitual à potente linguagem de script do lado do cliente.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 27/9/04
Valorize este artigo:
Javascript é uma linguagem de programação utilizada para criar pequenos programinhas encarregados de realizar ações dentro do âmbito de uma página web.

Trata-se de uma linguagem de programação do lado do cliente, porque é o navegador que suporta a carga de processamento. Graças a sua compatibilidade com a maioria dos navegadores modernos, é a linguagem de programação do lado do cliente mais utilizada.

jQuery - A Biblioteca JavaScript para Webdesigners, um curso Devmedia para iniciantes.

Com Javascript podemos criar efeitos especiais nas páginas e definir interatividades com o usuário. O navegador do cliente é o encarregado de interpretar as instruções Javascript e executá-las para realizar estes efeitos e interatividades, de modo que o maior recurso, e talvez o único, com que conta esta linguagem é o próprio navegador.

Javascript é o seguinte passo, depois do HTML, que pode dar um programador da web que decida melhorar suas páginas e a potência de seus projetos. É uma linguagem de programação bastante simples e pensada para fazer as coisas com rapidez, às vezes com leveza. Inclusive as pessoas que não tenham uma experiência prévia na programação poderão aprender esta linguagem com facilidade e utilizá-la em toda sua potência com somente um pouco de prática.

Entre as ações típicas que se podem realizar em Javascript temos duas vertentes. Por um lado os efeitos especiais sobre páginas web, para criar conteúdos dinâmicos e elementos da página que tenham movimento, mudem de cor ou qualquer outro dinamismo. Por outro lado, Javascript nos permite executar instruções como resposta às ações do usuário, com o qual podemos criar páginas interativas com programas como calculadoras, agendas, ou tabelas de cálculo.

Javascript é uma linguagem com muitas possibilidades, permite a programação de pequenos scripts, mas também de programas maiores, orientados a objetos, com funções, estruturas de dados complexas, etc. Ademais, Javascript coloca à disposição do programador todos os elementos que formam a página web, para que este possa acessar a eles e modificá-los dinamicamente.

Com Javascript o programador, é quem se converte no verdadeiro dono e controlador de cada coisa que ocorre na página quando está sendo visualizada pelo cliente.

Ver também: Para que fique claro a linguagem e alguma aplicação prática que pode ser feita e entendida rapidamente, pode acessar ao artigo Efeitos Rápidos com Javascript. Em tal artigo, veremos a implementação de um botão de voltar e uma amostra da última modificação de uma página web.

Referências

Em CriarWeb.com publicamos um manual de programação em Javascript, onde explicamos toda a sintaxe e metodologia de programação.





Comentários do artigo
Foram enviados 5 comentários ao artigo
4 comentários não revisados
1 comentário revisado:
Por: JOSÉ LUIZ
15/3/07
'Gostei muito da matéria. O script é uma grande barreira p/ quem quer desenvolver jogos ou até no uso do flash. Estou, tentando entender um pouco de script

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato