O que são os Applets de Java

Uma maneira de incluir programas complexos no âmbito de uma página web. Estes Applets se programam e portanto se beneficiam da potência desta linguagem para a Rede.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 04/10/04
Valorize este artigo:
É outra maneira de incluir código a executar nos clientes que visualizam uma página web. Trata-se de pequenos programas feitos em Java, que se transferem com as páginas web e que o navegador executa no espaço da página.

Os applets de Java estão programados em Java e pré-compilados, é por isso que a maneira de trabalhar destes, varia um pouco em relação às linguagens de script como Javascript. Os applets são mais difíceis de programar que os scripts em Javascript e requeriam alguns conhecimentos básicos ou meios da linguagem Java.

A principal vantagem de utilizar applets consiste em que são muitos menos independentes do navegador que os scripts em Javascript, inclusive independentes do sistema operativo do computador onde se executam. Ademais, Java é mais potente que Javascript, portanto o número de aplicações dos applets poderá ser maior.

Como desvantagens em relação com Javascript cabe assinalar que os applets são mais lentos de processar e que têm espaço muito delimitado na página onde se executam, ou seja, não se misturam com todos os componentes da página, nem têm acesso a eles. É por isso que com os applets de Java não poderemos fazer diretamente coisas como abrir janelas secundárias, controlar Frames, formulários, camadas, etc.

Como é possível a multiplataforma em Java

Java é compatível com todos os sistemas porque baseia seu funcionamento nos Byte Codes, que não é mais que uma pré-compilação do código fonte de Java.

Estes Byte Codes não são o programa em Java propriamente dito, e sim, um arquivo que contém um código intermédio que pode manejar a Máquina Virtual de Java. Cada sistema operativo dispõe de uma Maquina Virtual de Java que pode interpretar os Byte Codes e transformá-los em sentenças no sistema em questão.

Exemplos de Applets de Java

Na web podemos encontrar muitos exemplos de applets de Java muito úteis e complexos. Nós mostraremos aquí dois exemplos que não tem muita importância, mais que podem clarear um pouco mais sobre o que se tratam estes applets.

  • Exemplo de Relógio 3D. Efeito visual para incorporar um relógio digitando o 3D em sua página web.
  • Exemplo de banner dinâmico. Uma animação de diversas palavras que saem no espaço de um banner. Pode-se configurar para que saia o texto que desejarmos.





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato