Formatando o texto

Vemos como colocar em negrito, itálico, sublinhado, subscrito e sobrescrito.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 02/5/04
Valorize este artigo:
Além de tudo relativo à organização dos parágrafos, um dos aspectos primordiais da formatação de um texto, é o da própria letra. É muito comum e prático, apresentar o texto ressaltado em negrito, itálico e outros. Paralelamente, o uso de índices e subíndices é vital para a publicação de textos científicos. Tudo isso e muito mais, é possível por meio do HTML a partir de uma série de etiquetas entre as quais vamos destacar algumas.

Negrito

Podemos escrever o texto em negrito o incluindo dentro das etiquetas <b> e </b> (bold). Esta mesma tarefa é desempenhada por <strong> e </strong> sendo ambas equivalentes. Nós nos inclinamos pelas primeiras por uma simples razão de esforço.

Escrevendo um código deste tipo:

<b>Texto em negrito</b>

Obteremos este resultado: Texto em negrito

Nota: Qual a diferença entre <b> e <strong>? Apesar das duas etiquetas fazerem o mesmo efeito, há uma peculiaridade que as fazem distintas. A etiqueta <b> indica negrito, enquanto que a etiqueta <strong> indica que se deve escrever ressaltado. Os navegadores interpretam o HTML segundo seu critério, é por isso que se podem ver as páginas de distintas maneiras em uns browsers e outros. A etiqueta <h1> quer dizer "cabeçalho de nível 1", o navegador é o responsável de formatar o texto de maneira que pareça um cabeçalho de primeiro nível. Na prática, os cabeçalhos do Internet Explorer e do Netscape são muito parecidos (tamanho de letra grande e em negrito), mas outro navegador poderia colocar os cabeçalhos sublinhados se lhe parecesse oportuno.


Itálico

Também neste caso existem duas possibilidades, uma curta: <i> e </i> (italic) e outra um pouco mais longa: <em> e </em>. Neste manual, e na maioria das páginas que se vê por aí, é normal encontrar com a primeira forma que é sem dúvida mais simples para escrever e para se lembrar.

Abaixo, um exemplo de texto em itálico:

<i>Texto em itálico</i>

Que dá o seguinte efeito:

Texto em itálico

Sublinhado

O HTML nos propõe também para o sublinhado as etiquetas: <u> e </u> (underline). Entretanto o uso do sublinhado deve ser usado com muita precaução visto que os links hipertextos vão, a não ser que se indique o contrário, sublinhados com o que podemos confundir o leitor e afastá-lo do verdadeiro interesse de nosso texto.

Subscrito e sobrescrito

Este tipo de formato é de extrema utilidade para textos científicos. As etiquetas empregadas são:

<sup> e </sup> para os sobrescritos
<sub> e </sub> para os subscritos

Temos aqui um exemplo:

A <sup>13</sup>CC<sub>3</sub>H<sub>4</sub>CINOS é um heterociclo alergeno enriquecido

O resultado seria:

A ¹³CC3H4CINOS é um heterociclo alergeno enriquecido.

Combinar etiquetas

Todas estas etiquetas, incluindo as que já vimos e as que ainda vamos ver, podem ser combinadas estando umas dentro das outras de forma que conseguimos resultados diferentes. Assim, podemos sem nenhum problema criar um texto em negrito e em itálico colocando uma etiqueta dentro da outra:

<b>Isto só está em negrito<i>e isto em negrito e itálico</i></b>

Isto daria:

Isto só está em negrito e isto em negrito e itálico

Conselho: Para unir etiquetas HTML, faça corretamente. Referimo-nos a que se você abre uma etiqueta dentro de outra mais principal, antes de fechar a etiqueta principal feche as etiquetas que você tiver aberto dentro dela.

Devemos evitar códigos como o seguinte:
<b>Isto está em negrito e <i>itálico</b></i>

A favor de códigos com etiquetas corretamente colocadas:
<b>Isto está em negrito e<i>itálico</i></b>

Isto é muito aconselhável, ainda que os navegadores entendam bem as etiquetas mal colocadas, por duas razões:

1. Sistemas como XML não são tão permissivos com estes erros e pode que no futuro nossas páginas não funcionem corretamente.
2. Leva muito tempo de processamento para os navegadores resolverem este tipo de erro, inclusive mais do que construir a própria página, por isso devemos evitar-lhes que sofram por uma má codificação.





Comentários do artigo
Foram enviados 4 comentários ao artigo
4 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato