O que é SQL

O que é e para que serve o SQL

Por Rubén Alvarez


Publicado em: 18/10/04
Valorize este artigo:
As aplicações em rede são cada dia mais numerosas e versáteis. Em muitos casos, o esquema básico de operação é uma série de scripts que dirigem o comportamento de uma base de dados.

Devido à diversidade de linguagens e de base de dados existentes, a maneira de comunicar entre umas e outras seria realmente complicado de providenciar, a não ser pela existência de padrões que nos permite realizar as operações básicas de una forma universal.

É justamente disso que se trata o Structured Query Language que não é mais do que uma linguagem padrão de comunicação com base de dados. Falamos portanto, de uma linguagem normalizada que nos permite trabalhar com qualquer tipo de linguagem (ASP ou PHP) em combinação com qualquer tipo de base de dados (MS Access, SQL Server, MySQL...).

O fato de ser padrão não quer dizer que seja idêntico para cada base de dados. Na prática, determinadas bases de dados implementam funções específicas que não têm necessariamente que funcionar em outras.

À parte desta universalidade, o SQL possui outras duas características muito apreciadas. Por uma parte, apresenta potência e versatilidade notáveis que contrasta, por outra, com sua acessibilidade de aprendizagem.





Comentários do artigo
Foram enviados 10 comentários ao artigo
8 comentários não revisados
2 comentários revisados:
DB2 - SQL
Por: tinho56
03/4/09
Olá!

Sou novato no criar web!Gostei muito do manual de SQL, mas acho que vcs deveriam disponibilizar para baixar !

Att...
me dar uma apostilia de sql?
Por: denisgoncalves2009
31/8/09
eu comprei um dominio e quero fazer algumas coisas com este codigo, eu sou iniciante, esta apostilia podera me ajudar!

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato