O que é um webmaster

Utilizamos muito habitualmente a palavra webmaster, mas sabemos bem o que significa?

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 18/10/04
Valorize este artigo:
O que é Ser um WebMasters? A palavra WebMaster é uma palavra de origem Inglesa, que se traduzindo ao português seria algo como Maestro Web. Porém, muitas vezes escutamos estas palavras: que sou WebMaster, ou que conheço um WebMaster e não sabemos exatamente qual é a função específica destas pessoas.

Um WebMaster é a pessoas encarregada de um site, seria o diretor de uma empresa, é a pessoa que decide a tecnologia que será utilizada, decide, os servidores e a estrutura em geral.

Para começar um WebMaster é uma pessoa responsável, é o responsável propriamente dito de Todo um Site, já que é a pessoa que tem por exemplo, os códigos ou passwords para fazer modificações na página. É a única pessoa autorizada a dizer, caso não lhe agrade o que entra ou não entra em relação à estrutura ou aos conteúdos do site.

WebMasters X Desenhadores Gráficos.

Não temos que confundir os dois, os WebMaster são WebMaster propriamente dito, e um desenhador é um desenhador, o qual, em nosso site se não sabemos de desenho damos o trabalho para os especializados no assunto, já que um WebMaster abarca outros temas como explicamos anteriormente e tem outras responsabilidades.

Muitas vezes nós, os WebMaster queremos dar nosso toque de desenho a nosso site, claro que podemos fornecer muitas coisas para os encarregados do desenho, mas uma recomendação muito importante: não decida no tema de desenho, temos que ter para armar nosso site, um encarregado na área, um expert no tema de desenho para que nós somente nos dediquemos a nosso trabalho que é o de armar tudo o que o grupo arma, em desenho e conteúdo.

Uma coisa essencial que temos que ver na hora de começar a trabalhar em nosso site com os desenhadores é de explicar-lhes os servidores nos quais se vão trabalhar, explicar com porcentagens as tecnologias que convém e as que não, e enfim, adapta-los ao que nós temos.

WebMasters e segurança

Se falamos que os WebMaster são as pessoas que estão encarregadas de ter os códigos de acesso à página, temos que falar de que também pode ser o administrador do site, portanto tem que ter conhecimentos amplos sobre a segurança na informática para proteger o site de qualquer ataque.

Também nós, os WebMasters têm que tratar de que toda a informação que corra pelo site que sejam o mais privadas possíveis, temos que assegurarmos sempre de que nossos Server sejam seguros para não sofrermos ataques de hackers com más intenções e que prejudicam nosso trabalho.

Mas enfim, quem pode se chamar WebMaster?

Para ser WebMaster não há que estudar nenhum curso universitário, e nem nenhum outro tipo de curso para tornarmos um WebMaster. Os WebMaster são pessoas altamente capacitadas no âmbito da Internet pelo qual se conhece a fundo as tecnologias do mercado, são os que em parte técnica sabem bem sobre o que está trabalhando, é a parte mais importante do site porque são as pessoas que unem a todas as pesoas que trabalham, as do conteúdo, os desenhadores, os notários, e etc, para fazer alguma publicação passam por nós, os WebMaster.

Um ponto fundamental que temos que levar muito em conta para ser WebMaster é a responsabilidade que temos, já que se lemos o que dizia acima de que somos a pessoa mais importante do site, temos que estar sempre prontos para qualquer desafio, e temos que enfrentar com responsabilidade nosso posto de trabalho.





Comentários do artigo
Foram enviados 13 comentários ao artigo
13 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato