O que é streaming

Descubra a tecnologia que nos aproxima para uma Internet de radio e televisão.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 20/10/04
Valorize este artigo:
A tecnologia de streaming se utiliza para tornar mais leve e rápido o download e a execução de audio e video na web, já que permite escutar e visualizar os arquivos enquanto se faz o download.

Se não utilizamos streaming, para mostrar um conteúdo multimídia na Rede, temos que descarregar primeiro o arquivo inteiro em nosso computador e mais tarde executá-lo, para finalmente ver e ouvir o que o arquivo continha. Entretanto, o streaming permite que esta tarefa se realize de uma maneira mais rápida e que possamos ver e escutar seu conteúdo durante o download.

O streaming funciona da seguinte maneira. Primeiro nosso computador (o cliente) conecta com o servidor e este, começa a lhe mandar o arquivo. O cliente começa a receber o arquivo e constrói um buffer onde começa a salvar a informação. Quando se enche o buffer com uma pequena parte do arquivo, o cliente começa a mostrar e ao mesmo tempo continua o download. O sistema está sincronizado para que o arquivo possa ser visto enquanto se baixa o arquivo, de modo que quando o arquivo acaba de ser baixado, também acaba de ser visualizado. Se em algum momento a conexão sofre decréscimos de velocidade se utiliza a informação que existe no buffer, de modo que se pode agüentar um pouco esse decréscimo. Se a comunicação se corta durante muito tempo, o buffer se esvazia e a execução do arquivo se cortaria também até que se restaurasse o sinal.

Programas de Streaming

Na verdade, este processo de streaming já podemos ter visto em muitas ocasiões em nossos computadores. É o que fazem programas como o Real Player ou o Windows Media Player, programas que se instalam como plug-ins nos navegadores para receber e mostrar conteúdos multimídia por streaming.

Quando pretendemos incluir audio ou video nas páginas o melhor então, é utilizar a tecnologia de streaming. Para isso simplesmente temos que salvar os arquivos multimídia com o formato de um dos programas de streaming e seguir umas pequenas normas na hora de subi-los à Internet e coloca-los na página. As normas para seguir são próprias de cada sistema e não as veremos aqui. O melhor para estar por dentro de cómo funcionam é visitar as correspondentes páginas web, assinaladas mais abaixo.

Para converter os arquivos de audio e vídeo ao formato de cada programa de streaming se utilizam uns programas especiais que podem ser baixados das páginas de cada tecnologia. Por exemplo, o programa para converter ao formato que lê o Real Player chama-se Real Producer.

Na hora de desenvolver o web com conteúdos multimídia será necessário decidirmos utilizar uma tecnologia de streaming em concreto e não as utilizamos todas para não obrigar a nossos usuários a baixar todos os plug-ins do mercado. A seguir vemos as três possíveis tecnologias de streaming do momento.

Real Media é possivelmente a mais popular. Também é a empresa com mais experiência no setor e desenvolve muitos produtos orientados à distribuição de arquivos multimídia Sua web: www.real.com

Windows Media é a aposta de Microsoft. Já possui uma cota de usuários muito importante e certamente aumentará com rapidez já que Microsoft inclui o plug-in na instalação típica dos sistemas operativos que está fabricando.

Quick Time é a terceira em discórdia. Com menor cota de mercado.

Servidores de Streaming

Á princípio não é necessário contar com um servidor especial para colocar arquivos de audio ou vídeo com download streaming em nossas webs. Qualquer servidor normal pode mandar a informação e é o cliente quem se encarrega de processá-la para poder mostrá-la na medida em que for recebendo.

Entretanto, existem servidores especiais preparados para transmitir streaming. Embora em muitas ocasiões não é necessário utilizá-los, podem nos oferecer importantes prestações como mandar um arquivo de maior ou menor qualidade dependendo da velocidade de nossa linha.

Em determinados casos, como para dar funcionamento a uma rádio ou a transmissão de um evento ao vivo, sim que será imprescindível contar com um servidor de streaming ao que mandaremos o sinal e com ele, enviará a todos os clientes à medida em que vai recebendo.

Conclusão

Não cabe dúvida que a transmissão de conteúdo multimídia através da web será cada vez mais importante. A tecnologia de streaming é um mercado com futuro e grandes companhias já estão lutando pelo mercado. A velocidade da Internet aumentará com o tempo e com ela aumentará a qualidade de transmissões, para tornar possível tanto a rádio como a televisão na Internet.





Comentários do artigo
Foram enviados 25 comentários ao artigo
15 comentários não revisados
10 comentários revisados:
Por: M. Felipe
05/9/06
ok. Eu ja sei o q é um screaming, agora falta saber como fasso para colocar um em meu site.
Por: Gustavo
15/3/07
muito bom o artigo, mesmo eu conhecendo um pouco sobre o assunto, me surpreendi com algumas coisas.
Por: deividy williamys
23/8/07
em imnha primeira visita a este site estou gostando, parabéns pois contem um discurso muito esplicativo e bem elaborado, a liguagem formal esta muito eficiênte parabéns mesmo consegui tirar minha dúvida rapidamente obrigado mesmo e parabéns novamente
Por: Orlando
28/3/08
Eu tinha muita curiosodade em saber o que era streaming, agora sei.
Ótimo artigo.
Por: Daniel
07/5/08
Obrigado pelas postagens, pois tenho aprendido bastante com esses topicos//
agora irei estudar HTML e tenho serteza q vou tirar muinto proveito dessas postagens vlw mesmo////
Por: Walter Reis
26/8/08
Muito Bom e esclarecedor, uma das coisas que achei que séria interessante é informar quanto de banda é utilizada e o que isto poderia acarretar em uma empresa com 600 estações em uso constante.
streams
Por: Cristiano
11/11/08
Toda matéria é informada em uma linguagem bem acessível sobre um tema de grande importância para a Web. Estão de parabens e espero mais sobre o tema e outros assuntos dirigidos com a mesma linguagem.
Me Ajudem
Por: cebsvp
27/5/09
Tudo Bom? Me tira uma duvida, eu freguento uma igreja e eu queria transmitir ao vivo os cultos. O que realmente eu precisaria para realizar? (computador, equipamento e web)
Streaming
Por: garibel
14/11/09
Olha cara para vc ter sua rádio na internet vc precisa de assinar um plano de streaming(servidor de áudio pela internet) isso vc vai encontrar em empresas especializadas nesse ramo, eu por ex tenho uma rádio FM para ela rodar é preciso de 13 servidores dedicados, eu uso streaming para minhas transmições...

Empresa com bom planos de streaming:
www.shopphost.com
Streaming
Por: mdcastro
05/10/10
Você pode ter sua rádio facilmente através deste site www.ciclano.com.br, você pode testar sem qualquer custo, existem painéis de automação e muitas facilidades. parabéns pelo artigo "completo". Abraço

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato