O que é ActiveX

Explicamos os detalhes mais importantes da tecnologia para o desenvolvimento de páginas dinâmicas de Microsoft.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 30/10/04
Valorize este artigo:
ActiveX é uma tecnologia de Microsoft para o desenvolvimento de páginas dinâmicas. Tem presença na programação do lado do servidor e do lado do cliente, embora existam diferenças no uso em cada um desses casos.

No cliente:

São pequenos programas que podem ser incluídos dentro de páginas web e servem para realizar ações de diversa índole. Por exemplo, existem controles ActiveX para mostrar um calendário, para implementar um sistema de FTP, etc.

São um pouco parecidos aos Applets de Java em seu funcionamento, embora uma diferença fundamental é a segurança, pois um Applet de Java não poderá tomar privilégios para realizar ações malignas (como apagar o disco rígido) e os controles ActiveX sim, que podem outorgar-se permissões para fazer qualquer coisa.

Os controles ActiveX são particulares de Internet Explorer.

No servidor

Também existem controles ActiveX do servidor e as pessoas que conhecem ASP certamente já os utiliza, embora seja sem se dar conta. Por exemplo, quando realizamos uma conexão com uma base de dados, estamos utilizando um controle ActiveX do servidor.

Desenvolvimento de ActiveX

Os controles ActiveX se desenvolvem com meios de Microsoft para a criação de aplicações Windows, como podem ser Visual Basic Script ou Visual C. Foge totalmente neste artigo a explicação do método de desenvolvimento, porém o que nos cabe assinalar é que existem muitos controles ActiveX tanto do lado do servidor como do cliente, que já estão desenvolvidos e podemos incluí-los facilmente em nossas criações.





Comentários do artigo
Foram enviados 7 comentários ao artigo
7 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato