Valores de retorno

Veremos como as funções podem devolver valores. Também veremos um apontamento sobre o âmbito de variáveis em funções em Javascript.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 02/11/04
Valorize este artigo:
As funções também podem retornar valores, de modo que ao executar a função poderá se realizar ações e dar um valor como saída. Por exemplo, uma função que calcula o quadrado de um número terá como entrada -tal como vimos- a esse número e como saída terá o valor resultante de encontrar o quadrado desse número. Uma função que devolva o dia da semana teria como saída em dia da semana.

Vejamos un exemplo de função que calcula a média de dois números. A função receberá os dois números e retornará o valor da média.

function media(valor1,valor2){
    var resultado
    resultado = (valor1 + valor2) / 2
    return resultado
}

Para especificar o valor que retornará a função se utiliza a palavra return seguida do valor que se deseja devolver. Neste caso se devolve o conteúdo da variável resultado, que contém a média dos dois números.

Para receber os valores que devolve uma função se coloca o operador de atribuição =. Para ilustrar isto, pode-se ver este exemplo, que chamará à função média() e salvará o resultado da média em uma variável para logo, imprimi-la na página.

var minhaMedia
minhaMedia = media(12,8)
document.write (minhaMedia)

Múltiplos return

Em uma mesma função podemos colocar mais de um return. Logicamente só vamos poder retornar uma coisa, mas dependendo do que tenha acontecido na função poderá ser de um tipo ou de outro, com uns dados ou outros.

Nesta função podemos ver um exemplo de utilização de múltiplos return. Trata-se de uma função que devolve um 0 se o parâmetro recebido era par e o valor do parâmetro se este era ímpar.

function multiploReturn(numero){
    var resto = numero % 2
    if (resto == 0)
       return 0
    else
       return numero
}

Para averiguar se um número é par encontramos o resto da divisão ao dividi-lo entre 2. Se o resto é zero é porque era par e devolvemos um 0, em caso contrário -o número é ímpar- devolvemos o parâmetro recebido.

Âmbito das variáveis em funções

Dentro das funções podemos declarar variáveis, inclusive os parâmetros são como variáveis que se declaram no cabeçalho da função e que se iniciam ao chamar a função. Todas as variáveis declaradas em uma função são locais a essa função, ou seja, somente terão validade durante a execução da função.

Podemos declarar variáveis em funções que tenham o mesmo nome que uma variável global à página. Então, dentro da função a variável que terá validade é a variável local e fora da função terá validade a variável global à página.

Em troca, se não declaramos as variáveis nas funções se entenderá por javascript que estamos fazendo referência a uma variável global à página, de modo que se não está criada, a variável a cria, mas sempre global à página no lugar de local à função.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato