Introdução à programação em ASP

O que é o ASP, a quem se destina este manual e o que temos que saber antes de mergulharmos nesta aprendizagem.

Por Rubén Alvarez


Publicado em: 24/11/04
Valorize este artigo:
Tal como explicamos, ASP (Active Server Pages) é a tecnologia para a criação de páginas dinâmicas do lado do servidor, desenvolvida por Microsoft.

Os tipos de servidores que empregam esta linguagem são aqueles que funcionam com sistema operativo da família de Windows NT. Felizmente, também podemos visualizar páginas ASP sobre Windows 95/98, mas isto será visto mais adiante.

Para escrever páginas ASP utilizamos uma linguagem de scripts, que se colocam na mesma página web junto com o código HTML. Normalmente esta linguagem de scripts é Visual Basic Script, que deriva do conhecido Visual Basic, embora também podem escrever os scripts ASP em outra linguagem: JScript, que deriva por sua vez do conhecido Javascript.

Existe uma versão de Visual Basic Script no lado cliente e outra no lado do servidor. Nos dois casos, como seu nome indica, a linguagem de base é Visual Basic pelo qual sua aprendizagem pode ser perfeitamente coordenada, já que as sentenças e as sintaxes são praticamente as mesmas. Em ASP, ao estar programando páginas do lado do servidor, utilizaremos Visual Basic Script do lado do servidor e neste manual nos centraremos neste ponto.

Este manual está destinado àqueles que querem começar do zero a aprendizagem desta linguagem e que buscam nela a aplicação direta a seu projeto de site ou a melhora de seu site HTML. Os capítulos são extremamente simples, buscando ser acessíveis à maioria. Eles serão complementados posteriormente com outros artigos de maior nível, destinados a webmasters mais experientes.

Antes de começar a ler este manual é altamente aconselhável, senão imprescindível, ter lido previamente o manual sobre páginas dinâmicas no qual se explica por alto o que é o ASP, alguns conceitos úteis sobre o modo de trabalhar com páginas dinâmicas ao mesmo tempo que nos introduz alguns elementos básicos da programação como podem ser as variáveis e as funções.

Nossa intenção é de ir publicando paulatinamente diferentes capítulos de modo que pedimos um poco de paciência àqueles que estão esperando a continuação. Tudo irá chegando.

Esperamos que este manual seja de seu agrado e que corresponda a nossas expectativas: O poder aproximar esta linguagem a todos aqueles amantes do desenvolvimento de webs que querem dar o passo em direção as webs "profissionais".

Se lhe interessa trabalhar com um editor específico de ASP lhe recomendamos o MS Visual Interdev. Outra possibilidade é o Drumbeat de Macromedia embora para começar nenhum dos dois é absolutamente indispensável. Também podemos escolher Homesite, um editor que não é específico para as ASP, mas que se comporta bastante bem e oferece ajudas interessantes.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato