Início à programação em ASP

Especificação da linguagem utilizada: VBScript ou JScript servidor. Primeiro script em ASP utilizando uma função.

Por Rubén Alvarez


Publicado em: 28/11/04
Valorize este artigo:
Ao longo dos capítulos precedentes ficou claro que o ASP é uma linguagem orientada às aplicações em rede criada por Microsoft que funciona do lado servidor. É na verdade, o servidor quem se ocupa de executa-lo, interpreta-lo e envia-lo ao cliente (navegador) em forma de código HTML.

Conheça a Central de Cursos de .net - Desenvolvimento WEB da Devmedia. Mais de 80 cursos publicados.

ASP é principalmente utilizado servindo-se da linguagem Visual Basic Script que não é mais do que uma versão light do Visual Basic. Entretanto, é possível programar páginas ASP em Java Script. O único que há de fazer é especificar na própria página que tipo de linguagem estamos utilizando.

Dado que a linguagem ASP está muito freqüentemente embebida dentro do código HTML, é importante poder marcar ao servidor que partes estão escritas em uma linguagem e quais em outra. É por isso que todas as partes do arquivo que estão escritas em ASP estarão sempre delimitadas pelos símbolos: <% e %>.

Deste modo, quando realizarmos nossos scripts, o primeiro que devemos definir é o tipo de linguagem utilizado, o qual se faz da seguinte forma:

<% @ LANGUAGE="VBSCRIPT" %> No caso de programarmos em Visual Basic Script

<% @ LANGUAGE="JSCRIPT" %> Se nos servimos do Java Script em servidor para programar em ASP

Os scripts que serão apresentados neste manual estarão baseados no VBS, o qual apresenta uma série de prestações que os tornam sem dúvida mais acessível e apto para ASP. Não é a toa que é o próprio Microsoft quem criou ambos.

Com os elementos que apresentamos até agora, já estamos em situação de poder escrever nosso primeiro programa em ASP. Vamos criar um programa que calcule o 20% de impostos que teria que acrescentar a uma série de artigos. Para concretizar o conceito de função, explicado no manual de páginas dinâmicas, vamos definir uma função "imposto" que empregaremos sucessivas vezes. O programa poderia ser algo assim:

<% @ LANGUAGE="VBSCRIPT" %>
<HTML>
<HEAD>
<TITLE>Função imposto</TITLE>
</HEAD>
<BODY>
<%Function imposto(preço_artigo)
preço_final=preço_artigo+preço_artigo*20/100
Response.Write preço_final
End Function%>
Um livro de $35,00 ficará em um preço de <% imposto(35) %>
<br>
Um sapato de $60,00 terá um preço final de <% imposto(60) %>
<br>
Um CD de música de $20,00 custaria <% imposto(20) %>
</BODY>
</HTML>


Como pode ser visto, o script contém duas partes fundamentais: Uma primeira na qual definimos a função que chamamos imposto que depende unicamente de uma variável (preço_artigo). Imposto permite acrescentar um 20% ao preço do artigo e imprimir o resultado na tela (Response.Write). Na segunda parte nos servimos da função para realizar os cálculos necessários e mostrá-los na tela, acompanhados de texto.

É muito interessante uma vez executado o script, ver o código fonte. Como se pode ver, o código HTML que mostra o browser não coincide com o que nós escrevemos. Algo que não deve nos surpreender, já que, como já explicamos, o servidor se encarrega de processa-lo e torna-lo compreensível ao navegador.





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato