Linguagem HTML

Explicamos a linguagem a qual se baseia a criação web e vemos algum exemplo para ilustrá-la.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 01/12/04
Valorize este artigo:
Vemos uma página web em nosso navegador, ou cliente web, e parece uma só entidade, mas não é assim, está composta por uma infinidade de diferentes arquivos, como são as imagens, os possíveis vídeos e o mais importante: o código fonte.

O código das páginas está escrito em uma linguagem chamada HTML, que indica basicamente onde colocar cada texto, cada imagem ou cada vídeo e a forma que terão ao serem colocados na página.

O HTML se criou a princípio com objetivos de divulgação. Porém, não se pensou que a web chegaria a ser uma área de ócio com caráter multimídia, de modo que, o HTML se criou sem dar respostas a todos os possíveis usos que lhe dariam posteriormente e ao todo coletivo de gente que o utilizariam no futuro.

A linguagem consta de etiquetas que tem esta forma <B> ou <P>. Cada etiqueta significa uma coisa, por exemplo <B> significa que se escreve em negrito (bold) ou <P> significa um parágrafo, <A> é um link, etc. Quase todas as etiquetas têm sua correspondente etiqueta de fechamento, que indica que a partir deste ponto não deve afetar a etiqueta. Por exemplo, </B> se utiliza para indicar que se deixe de escrever em negrito. Portanto, o HTML não é mais que uma série de etiquetas que se utilizam para definir a forma ou o estilo que queremos aplicar ao nosso documento. <B>Isto está em negrito</B>.

Partes de um documento HTML

Um documento HTML deve estar delimitado pela etiqueta <html> e </html>. Dentro deste documento, podemos ainda distinguir duas partes principais:

O cabeçalho, delimitado por <head> e </head> onde colocaremos etiquetas de índole informativo como por exemplo o título de nossa página.

O corpo, delimitado pelas etiquetas <body> e </body>, que será onde colocaremos nosso texto e imagens delimitados por sua vez por outras etiquetas como as que vimos anteriormente.

O resultado é um documento com a seguinte estrutura:

<html>

<head>
    Etiquetas e conteúdos do cabeçalho
    Dados que não aparecem em nossa página mas que são importantes para catalogá-la: Título, palavras-chaves, etc
</head>

<body>
    Etiquetas e conteúdo do corpo
    Parte do documento que será mostrada pelo navegador: Textos e imagens
</body>

</html>


Com tudo que já conhecemos sobre HTML, podemos construir uma página web que já tem bastante sentido. Vejamos um exemplo a seguir:

<html>

<head>
   <title> Cozinha Para Todos</title>
</head>

<body>
   <p><b>Bem-vindo,</b></p>
   <p>Você está na página <b>Cozinha para Todos</b>.</p>
   <p>Aqui você aprenderá receitas fáceis e deliciosas.</p>
</body>

</html>

Podemos ver essa página em funcionamento para termos uma idéia exata dos resultados.

Referência: Para aprender todos os detalhes da linguagem HTML temos em criarweb.com um Manual de HTML que fará as delícias de seus leitores.

Ir ao Manual de HTML.





Comentários do artigo
Foram enviados 5 comentários ao artigo
5 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato