Páginas estáticas Vs. dinâmicas

Vemos rapidamente os conceitos de páginas estáticas e dinâmicas. Ademais contrastamos os dois conceitos para que fique claro esta divisão.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 01/12/04
Valorize este artigo:
Na web podemos encontrar, ou construir, dois tipos de páginas:
  • As que se apresentam sem movimento e sem funcionalidades mais além dos links.
  • As páginas que têm efeitos especiais e nas quais podemos interagir.
As primeiras páginas são as que denominamos páginas estáticas, se constroem com a linguagem HTML, que não permite grandes manobras para criar efeitos nem funcionalidades mais além dos links.

Estas páginas são muito fáceis de criar, embora ofereçam poucas vantagens tanto aos que desenvolvem a página como aos visitantes, já que só podem apresentar textos planos acompanhados de imagens e no máximo conteúdos multimídia como podem ser vídeos ou áudios.

O segundo tipo de páginas se denomina página dinâmica. Uma página é dinâmica quando se inclui qualquer efeito especial ou funcionalidade e para isso é necessário utilizar outras linguagens de programação, à parte do simples HTML.

Enquanto as páginas estáticas todo mundo pode imaginá-las e não merecem mais explicações, as páginas dinâmicas são mais complexas e versáteis. Para esclarecer este conceito, veremos com detalhe a seguir o que são as páginas dinâmicas.

Referência: Em Criarweb.com temos outro manual que explica mais detalhadamente as diferenças entre páginas estáticas e dinâmicas, porém desde outro ponto de vista. O manual também introduz seriamente o conceito de página dinâmica e pode ser muito útil sua leitura.

Ir ao Manual de páginas dinámicas.





Comentários do artigo
Foram enviados 3 comentários ao artigo
3 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato