Trabalhar com bases de dados em ASP

ASP, objetos ADO e conectores ODBC. Os elementos indispensáveis para o trabalho com bases de dados.

Por Rubén Alvarez


Publicado em: 13/12/04
Valorize este artigo:
Uma das principais vantagens que apresenta trabalhar com páginas dinâmicas é poder armazenar os conteúdos em bancos de dados. Desta forma, podemos organizá-los, atualizá-los e buscá-los de uma maneira muito mais simples.

ASP nos oferece uma forma muito eficaz de interagir com estes bancos de dados graças ao uso do componente ADO (ActiveX Data Objects) o qual permite acessar a tais bancos de uma forma simples.

Este ADO não é mais que um conjunto de objetos que, utilizados em conjunto, nos permitem explorar de uma forma muito versátil os bancos de dados de nossa aplicação. Não entraremos por este momento em considerações teóricas a respeito.

Por outra parte, os scripts ASP devem estabelecer um diálogo com o banco de dados. Este diálogo se realiza a partir de um idioma universal: o SQL (Structured Query Language) o qual é comum a todos os bancos de dados. Esta linguagem é muito potente e fácil de aprender.

Neste manual de ASP nos limitaremos a utilizar as instruções básicas que serão aprendidas a medida que explicamos as diferentes formas de agir sobre um banco de dados a partir de páginas ASP.

O banco de dados que foi utilizado nestes exemplos é MS Access. É claro que não é o único, mas é o mais corrente em pequenos PCs e é absolutamente operacional sempre que as tabelas não sejam astronomicamente grandes. Esperamos poder lhes oferecer proximamente também um pequeno curso de Access no qual explica os princípios rudimentares necessários para poder nos servir dele. Não obstante, esta aplicação é suficientemente fácil e intuitiva como para poder prescindir de tal curso por este momento.

Sendo assim, para mergulharmos nos capítulos seguintes, temos que cumprir os seguintes requisitos técnicos:

-Instalar o PWS
-Linkar o banco de dados com ODBC
-Instalar o MS Access (vem dentro do pack Office)
-Dispor de um browser e um editor (MS IE e Home Site são nossas humildes recomendações)






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato