Postcast Server

Servidor SMTP gratuito que ser instalado em qualquer PC para enviar correio.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 13/12/04
Valorize este artigo:
Sistema:
Win/98/ME/2000/NT/XP
Idioma: Inglês
Licença: Shareware
Tamanho: 15 MB
Web: http://www.postcastserver.com

Vamos apresentar um programa que pode ser útil por várias razões. Trata-se de um software para conseguir com que nosso computador possa realizar as tarefas próprias de um servidor SMTP, que como muita gente saberá, é um servidor para o envio de correio.

Dispor de um servidor de correio saliente em nosso computador pode ser útil por estes motivos:
  • Muitas vezes os servidores SMTP de nosso provedor de Internet estão limitados para enviar correio com endereços que sejam unicamente do domínio do provedor de acesso. Por outro lado, muitas vezes, certos provedores de hosting ou de contas de correio gratuitas, não oferecem um servidor SMTP para os correios eletrônicos que proporcionam. Se juntarmos os dois casos, pode ser que tenhamos endereços de correio que nos proporcione alguma empresa, nas que necessitemos usar o servidor SMTP de nosso provedor de acesso e que isso não esteja permitido. Então devemos nos virar para utilizar um servidor de correio SMTP que sim que permite o envio de correio com qualquer endereço.
  • Quando instalamos PHP e desejamos que possam ser enviados correios eletrônicos com a função mail(), necessitamos configura-lo para que acesse a um servidor SMTP que tivermos instalado em nosso computador, porque é muito provável que o servidor SMTP de nosso provedor não o permita. Então, teremos que dispor de nosso próprio servidor de correio saliente e configurar o arquivo php.ini para que acesse a esse servidor.
  • Se desejamos realizar um envio massivo de correio desde nosso computador sem depender de nenhum provedor que nos dê esse serviço, pode ser que necessitemos um servidor SMTP que se encarregue do envio dos correios.
O programa que apresentamos a seguir, Postcast Server, é um servidor de SMTP gratuito, que oferece a possibilidade de enviar correio diretamente desde nosso próprio computador, sem a necessidade de usar outros servidores de SMTP de outras empresas.

Algumas das características do programa são:
  • Suporte para todos os programas de e-mail
  • Envio simultâneo de mensagens, podendo realizar o envio de até 50 mensagens de uma vez, o que aumenta a velocidade dos envios massivos
  • Detecta os endereços errados, para filtrar nas listas de correio
  • Possibilidade de fazer conexões ao servidor desde qualquer computador da rede local.
Todas estas características são interessantes, mas unidas a sua gratuidade, fazem deste programa um bom aliado em bastantes ocasiões. Dispõe de versões de pagamento mais complexas e com capacidade para o envio de mensagens mais rapidamente. Isto é muito interessante para as pessoas que manejam listas de distribuição e que desejam se encarregar por eles mesmo do envio das mensagens. De fato, o programa se oferece gratuitamente como gancho para os editores de boletins, pois as versões de pagamento estão enfocadas a esse tipo de público e são capazes de manejar listas de correios de milhares de pessoas.

Existe um problema que encontrei nele ao fazer provas. Parece que certos servidores de correio não aceitam as mensagens chagadas desde este programa. Não sei porque acontece isto, possivelmente porque reconhecem que a mensagem vem de um computador privado ou de uma rede local sem domínio e não o permitem. Minha impressão era que os endereços de hotmail não aceitavam esses envios.

Contra o SPAM

Especifica-se bem claro na página web do produto que Postcast Server é um programa que luta contra o spam. Certamente, este programa pode ser utilizado para enviar correio eletrônico não desejado, mas na página explicam que estão lutando contra o problema e que limitaram o software para que isto não ocorra.

Entretanto, o maior responsável de que não se utilize o software de maneira ilegal é o próprio usuário, que deveria ter muito claro que o spam é uma "praga" que está afetando negativamente a Internet e portanto, não deveria realizar envios de correios a pessoas que não os solicitaram.



Mais informações e downloads
http://www.postcastserver.com

Outros programas





Comentários do artigo
Foram enviados 4 comentários ao artigo
4 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato