Minha primeira animação em Flash I

Criação de um símbolo em nossa biblioteca flash.

Por Rubén Alvarez


Publicado em: 03/1/05
Valorize este artigo:

Depois de termos introduzido os conceitos básicos de Flash, vamos colocar em prática alguns deles de forma a começar a familiarizarmos com a interface.

Para começar, geraremos um documento em branco por meio de:

Arquivo > Novo

Como podemos observar na linha de tempo, nossa animação consta de uma só camada e um único fotograma representado por um retângulo com um círculo. Este círculo significa que se trata de um fotograma que contem uma imagem chave vazia.

A animação que pretendemos criar consiste em um movimento de translação de uma esfera com uma trajetória elíptica. Sendo assim, o primeiro que devemos fazer é desenhar a esfera. Entretanto, para começar com os bons costumes, não desenharemos a esfera diretamente sobre nosso fotograma vazio, e sim, criaremos um símbolo em nossa biblioteca.

Para criar nosso símbolo na biblioteca:

Janela > Biblioteca

Chegado a este ponto veremos aparecer na tela uma janela como a que se vê na ilustração.

biblioteca vazia

Para inserir o símbolo podemos fazer a partir do botão com uma cruz situada na parte inferior esquerda da janela da biblioteca, ou então ir à barra de menus e fazer:

Inserir > Novo Símbolo

Uma nova janela de diálogo aparece diante de nossos olhos (ver figura abaixo). Nela poderemos definir o nome (para este caso a chamaremos esfera) e o comportamento (escolheremos gráfico). Por enquanto, não entraremos na explicação da opção comportamento, já o veremos mais adiante.


Ao preencher devidamente a janela anterior e Aceitar, veremos como o cenário se engrandece e a barra superior do cenário nos mostra a palavra Esfera. O que aconteceu é que saímos de nossa primeira animação para irmos para um espaço no qual podemos editar o símbolo que quisermos criar. Portanto, colocamos mãos à obra em nosso trabalho artístico!

Para desenhar a esfera vamos utilizar as ferramentas de desenho. Começamos escolhendo a ferramenta oval, representada por um círculo. Uma vez escolhida vamos ao cenário e apertando a tecla Caps Lock e clicando o botão esquerdo do mouse (o único para os usuários Mac), deslocaremos o mouse para qualquer direção. Veremos aparecer um círculo com as cores definidas na seção cores da barra de ferramentas.

Agora, para dar a sensação de perspectiva à esfera, vamos colori-la em seu interior usando um degrade radial. Para isso, visualizamos o painel mistura de cores:

Janela > Mistura de cor

Chegando aqui, veremos uma janela como a da figura:


Neste painel, selecionaremos no menu select a opção Radial. Veremos como a janela muda de aspecto se parecendo à imagem seguinte:


O que faremos é selecionar duas cores (as que vocês gostarem) para cada um dos campos que se encontram na parte inferior da barra de degrade. Para isso, clicaremos sobre cada um dos campos e a seguir, escolheremos uma cor na paleta select situada na parte superior esquerda do painel. Repetiremos o processo para o outro campo.

Uma vez definido o degrade, podemos selecionar a ferramenta de pintura, e clicaremos com o botão esquerdo sobre a parte preenchida do círculo. Funcionando tudo corretamente, deveremos obter uma esfera similar a da figura mostrada:


Sugerimos repetir este processo de preenchimento do círculo com um degrade brincando com as opções que nos oferece o painel de mistura de cores. Podemos ver que é possível acrescentar mais campos para conseguir um efeito de coroas ou então mudar o tipo de degrade a linear e mais coisas...

Depois de nos deixarmos levar por nossa veia criativa podemos nos voltar a coisas mais sérias. Para começar, podemos alinhar a esfera com a cruz que define o ponto de alinhamento do símbolo. Para isso, escolheremos a ferramenta seta e selecionaremos a esfera deslocando o mouse ao mesmo tempo que mantemos clicado o botão esquerdo. Para mover a esfera faremos da mesma forma, deslocando o mouse até o lugar apropriado mantendo o botão esquerdo pressionado. Podemos tornar preciso o deslocamento usando as setas do cursor que nos permitirão deslocarmos pixel por pixel.





Comentários do artigo
Foram enviados 9 comentários ao artigo
4 comentários não revisados
5 comentários revisados:
Por: Roberto
04/10/06
Minha sugestão é que os comandos sejam descritos também em inglês pois muitos usuários como eu possuem a versão em inglês.
Por: Edvaldo
26/4/07
Muito bom, cara

gostei mesmo! tava precisando dessas dicas...se possível envie me outras especialmente de animação de texto no flash......
Por: Nany
13/7/07
Vocês sabem como se faz uma bolinha virar letra?
Gostaria que me dissessem como é.
Obrigado
Por: lais abreu
05/2/08
olá, adorei sua explicação mas não consegui achar como se faz para a esfera não ficar indo e voltando sem controle ... preciso que ela vá da esqueda para a direita e pare ... já tentei de tudo!! obrigado preciso que alguem me ajude valew galera...
adorei a demo
Por: eusebiomuneme
26/4/09
ja agora como baixar o software para criar essas animacoes??

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato