Objetos em Javascript

Vemos uma primeira introdução ao mundo dos objetos em geral e em particular na linguagem Javascript.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 10/1/05
Valorize este artigo:
Vamos entrar em um tema muito importante de Javascript como são os objetos. É um tema que ainda não vimos e sobre o qual adiante vamos tratá-lo constantemente, pois todas as coisas em Javascript, inclusive as mais simples, vamos realizar através do manejo de objetos. De fato, nos exemplos realizados até agora fizemos um grande esforço para não utilizar objetos e ainda assim, o utilizamos em alguma ocasião, pois é muito difícil encontrar exemplos em Javascript que, embora sendo simples, não façam uso deles.

A programação orientada a objetos representa uma nova maneira de pensar na hora de fazer um programa. Javascript não é uma linguagem de programação orientada a objetos, embora os utiliza em muitas ocasiões: podemos criar novos objetos e utilizar muitos que estão criados desde um princípio. Entretanto, a maneira de programar não vai mudar muito e o que vimos até aqui relativo à sintaxe, funções, etc., pode ser utilizado da mesma forma que foi indicado. Somente vamos aprender uma espécie de estrutura nova.

Para começar a aprofundarmos na programação orientada a objetos é imprescindível que se leia um pequeno artigo publicado em CriarWeb sobre este tema. Depois de sua leitura você pode continuar com estas linhas e se já conhece a programação orientada a objetos continue lendo sem pausa.

Como instanciar objetos

Instanciar um objeto é a ação de criar um exemplar de uma classe para poder trabalhar com ele logo. Lembramos que um objeto se cria a partir de uma classe e a classe é a definição das características e funcionalidades de um objeto. Com as classes não se trabalha, estas somente são definições, para trabalhar com uma classe devemos ter um objeto instanciado dessa classe.

Em javascript para criar um objeto a partir de uma classe se utiliza a instrução new, desta maneira.

var meuObjeto = new minhaClasse()

Em uma variável que chamamos meuObjeto atribuo um novo (new) exemplar da classe minhaClase. Os parênteses se preenchem com os dados que a classe necessita para iniciar o objeto, se não há que colocar nenhum parâmetro, coloca-se os parênteses vazios. N a verdade o que se faz quando se cria um objeto é chamar ao construtor dessa classe e o construtor é o encarregado de cria-lo e e inicia-lo. Falaremos sobre isso mais adiante.

Como acessar às propriedades e métodos dos objetos

Em Javascript podemos acessar às propriedades e aos métodos de objetos de forma similar a como se faz em outras linguagens de programação, com o operador ponto (".").

As propriedades se acessam colocando o nome do objeto seguido de um ponto e o nome da propriedade que se deseja acessar. Desta maneira:

meuObjeto.minhaPropriedade

Para chamar aos métodos utilizamos uma sintaxe similar, mas colocando ao final entre parênteses os parâmetros que passamos aos métodos. Do seguinte modo:

meuObjeto.meuMetodo(parametro1,parametro2)

Se o método não recebe parâmetros colocamos os parênteses também, mas sem nada dentro.

meuObjeto.meuMetodo()





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
1 comentário não revisado
1 comentário revisado:
me ajuda cara
Por: cifro_treze
31/1/12
estou com uma pequena aplicação em que eu armazenei num hash chaves e valores

o que eu preciso é que quando, enquanto ou depois de eu digitar o a chave ele exiba o elemento, mas em outro lugar tipo uma tabela de duas colunas, numa vai ter o input onde vou digitar a chave, na outra exibe o elemento da array

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato