Objetos incorporados em Javascript

Lista dos objetos que temos a nossa disposição na hora de trabalhar com Javascript.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 12/1/05
Valorize este artigo:
Sabendo já o que é a programação orientada a objetos vamos introduzir o manejo de objetos em Javascript e para isso vamos começar com o estudo das classes pré-definidas que implementam as livrarias para o trabalho com strings, matemáticas, datas etc. As classes que vamos ver a seguir são as seguintes:
  • String, para o trabalho com cadeias de caracteres.
  • Date, para o trabalho com datas.
  • Math, para realizar funções matemáticas.
  • Number, para realizar algumas coisas com números
  • Boolean, trabalho com booleanos.
Nota: As classes se escrevem com a primeira letra em maiúsculas. Tem que ficar claro que uma classe é uma espécie de “declaração de características e funcionalidades" dos objetos. Com outras palavras, as classes são descrições da forma e do funcionamento dos objetos. Com as classes geralmente não se realiza nenhum trabalho, mas sim com os objetos, que criamos a partir das classes.

Uma vez compreendida a diferença entre objetos e classes, cabe assinalar que String é uma classe, o mesmo que Date. Se quisermos trabalhar com cadeias de caracteres ou datas necessitamos criar objetos das classes String e Date respectivamente. Como sabemos, Javascript é uma linguagem sensível às letras maiúsculas e minúsculas, e neste caso, as classes, por convenção, sempre se escrevem com a primeira letra em maiúscula e também a primeira letra das palavras seguintes, se é que o nome da classe está composto por várias palavras. Por exemplo, se tivéssemos a classe de "Alunos universitarios" se escreveria com a -A- de alunos e a -U- de universitarios em maiúsculo. AlunosUniversitarios seria o nome de nossa suposta classe.


Há outros que pertencem a este mesmo conjunto, os enumeramos aqui para que fique a constância deles, porém não os abordaremos nos capítulos seguintes.
Nota: Uso de maiúsculas e minúsculas. Já que paramos anteriormente para falar sobre o uso de maiúsculas em certas letras dos nomes das classes, vamos terminar de explicar a convenção que se realiza em Javascript para nomear os elementos.

Para começar, qualquer variável costuma-se escrever em minúsculas, embora se este nome de variável se compõe de várias palavras, costuma-se escrever em maiúscula a primeira letra das seguintes palavras. Isto se faz em qualquer tipo de variável ou nome nos nomes das classes, onde se escreve também em maiúscula o primeiro caractere da primeira palavra.

Exemplos:

Number, que é uma classe se escreve com a primeira em maiúscula.
RegExp, que é o nome de outra classe composto por duas palavras, tem a primeira letra das duas palavras em maiúscula.
minhaCadeia, que suponhamos que é um objeto da classe String, se escreve com a primeira letra em minúscula e a primeira letra da segunda palavra em maiúscula.
data, que suponhamos que é um objeto da classe Date, se escreve em minúsculas por ser um objeto.
minhaFunção(), que é uma função definida por nós, costuma-se escrever com minúscula a primeira.

Como dissemos, esta é a norma geral para dar nomes às variáveis, classes, objetos, funções,, etc. em Javascript. Se a seguimos assim, não teremos problemas na hora de saber se um nome em Javascript tem ou não alguma maiúscula e ademais todo nosso trabalho será mais claro e fácil de seguir por outros programadores ou por nós mesmos no caso de retomar um código uma vez passado algum tempo.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato