Onde colocar as palavras-chave

Continuando com as diferentes técnicas para o melhor registro, comentamos os distintos lugares onde devemos introduzir palavras e frases chave em nossa página.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 13/5/04
Valorize este artigo:
Agora vamos ver onde situar as palavras e frases chave, assim como a descrição dentro da página web.

O título da página

O primeiro que devemos fazer é escolher um título apropriado, ou seja, um título que descreva bem a página onde se encontra, e que contemple outras pequenas considerações:
  • Tem que ser muito descritivo. Algo como Oficina mecânica não é suficiente. Deveria indicar também a localização da oficina ou qualquer informação adicional que possa enriquecer a descrição, como o nome da oficina ou sua especialidade.
  • Há de incluir as palavras-chaves que definem nosso site. Ademais, deveria conter as palavras mais importantes a princípio, pois muitos buscadores só observam as primeiras palavras do título.
  • A extensão do título também é outro parâmetro que deve ser ajustado. Um título curto é pouco adequado, mas os buscadores podem pensar que estão fazendo spam se encontram um muito longo. Existem muitas considerações a respeito, mas podemos indicar que o mais adequado é que seja de 15 a 20 palavras de extensão ou da ordem dos 50 a 100 caracteres.
Um título apropriado para o mecânico de Copacabana seria:

Oficina mecanica de carros em Copacabana, Rio de Janeiro, Tudo Auto. Conserto de para-brisa eletricidade troca de óleo.

Primeiros parágrafos

É outra coisa que muitos motores de busca observam ao indexar uma página web. Se nossa web permite, devemos colocar um primeiro parágrafo que sirva de introdução a tudo o que podemos encontrar na página. Este primeiro parágrafo:
  • Deverá estar colocado dentro do <BODY>, o mais perto possível deste. Se for possível, evitaremos que entre a etiqueta e o primeiro parágrafo existam outras etiquetas, como imagens.
  • Deverá ser legível. Este texto será visto na página, como qualquer parágrafo, por isso, deve ler-se bem.
Poderíamos colocar na página do mecânico este texto depois da etiqueta <BODY>

<H1 align=center>Tudo Auto</H1>

Em Copacabana, situado na rua Siqueira Campos, no Rio de Janeiro, encontra-se nossa oficina de conserto de automóveis e troca de peças. Será um prazer lhe atender e oferecer nossos serviços de todo tipo para seu carro, como troca de óleo, conserto de para-brisa, entre outros.

De maneira adicional, e sobretudo durante os primeiros parágrafos podemos utilizar outras regras, de utilidade mais duvidosa.
  • Utilizar os cabeçalhos (etiquetas <H1> e similares) para destacar os títulos das páginas sempre que se possa.
  • Definir os atributos ALT das imagens com palavras-chave.
Estas técnicas devem ser usadas sempre com moderação, evitando qualquer uso excessivo que acabe prejudicando a posição do site.

Etiquetas META

Muitos buscadores, sobretudo os motores de busca, lêem determinadas etiquetas na página para encontrar a descrição e as palavras-chave desta, tratam-se das etiquetas META. São de vital importância para estar bem catalogados nos buscadores, serão descritas detalhadamente no próximo capítulo.





Comentários do artigo
Foram enviados 3 comentários ao artigo
3 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato