Classe Date em Javascript

Explicamos a classe que se utiliza em Javascript para o manejo de datas e horas, comentando seus métodos e propriedades.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 07/2/05
Valorize este artigo:
Sobre este objeto recai todo o trabalho com datas em Javascript, como obter uma data, o dia, a hora e outras coisas. Para trabalhar com datas necessitamos instanciar um objeto da classe Date e com ele já podemos realizar as operações que necessitamos.

Um objeto da classe Date pode ser criado de duas maneiras distintas. Por um lado podemos criar o objeto com o dia e hora atuais e por outro podemos cria-lo com um dia e hora distintos aos atuais. Isto depende dos parâmetros que passemos ao construir os objetos.

Para criar um objeto fecha com o dia e hora atuais, colocamos os parênteses vazios ao chamar ao construtor da classe Date.

minhaData = new Date()

Para criar um objeto data com um dia e hora diferentes dos atuais temos que indicar entre parênteses o momento para iniciar o objeto. Existem várias maneiras de expressar um dia e hora válida, por isso podemos construir uma data nos guiando por vários esquemas. Estes são dois deles, suficientes para criar todo tipo de datas e horas.

minhaData = new Date(ano,mês,dia,hora,minutos,segundos)
minhaData = new Date(ano,mês,dia)

Os valores que deve receber o construtor são sempre numéricos. Um detalhe, o mês começa por 0, ou seja, janeiro é o mês 0. Se não indicamos a hora, o objeto data se cria com hora 00:00:00.

Os objetos da classe Date não têm propriedades, mas existem um montão de métodos que têm, vamos vê-los agora.

getDate()
Devolve o dia do mês.

getDay()
Devolve o dia da semana.

getHours()
Retorna a hora.

getMinutes()
Devolve os minutos.

getMonth()
Devolve o mês (atenção ao mês que começa por 0).

getSeconds()
Devolve os segundos.

getTime()
Devolve os segundos transcorridos entre o dia 1 de janeiro de 1970 e a data correspondente ao objeto ao que se passa a mensagem.

getYear()
Retorna o ano, ao que se restou 1900. Por exemplo, para o 1995 retorna 95, para o 2005 retorna 105. Este método está obsoleto em Netscape a partir da versão 1.3 de Javascript e agora se utiliza getFullYear().

getFullYear()
Retorna o ano com todos os dígitos. Usar este método para estar certos de que funcionará todo bem em datas posteriores ao ano 2000.

setDate()
Atualiza o dia do mês.

setHours()
Atualiza a hora.

setMinutes()
Muda os minutos.

setMonth()
Muda o mês (atenção ao mês que começa por 0).

setSeconds()
Muda os segundos.

setTime()
Atualiza a data completa. Recebe um número de segundos desde 1 de janeiro de 1970.

setYear()
Muda o ano recebe um número, ao que lhe soma 1900 antes de coloca-lo como ano da data. Por exemplo, se recebe 95 colocará o ano 1995. Este método está obsoleto a partir de Javascript 1.3 em Netscape. Agora se utiliza setFullYear(), indicando o ano com todos os dígitos.

setFullYear()
Muda o ano da data ao número que recebe por parâmetro. O número se indica completo ex: 2005 ou 1995. Utilizar este método para estar certo de que tudo funciona para datas posteriores a 2000.

Como foi possível apreciar, há algum método obsoleto por questões relativas ao ano 2000: setYear() e getYear(). Estes métodos se comportam bem na Internet Explorer e não nos dará nenhum problema utiliza-los. Entretanto, não funcionarão corretamente em Netscape, portanto é interessante utilizarmos em seu lugar os métodos getFullYear() e setFullYear(), que funcionam bem em Netscape e Internet Explorer.





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
1 comentário não revisado
1 comentário revisado:
Por: Eduardo
12/1/07
Muito boa essa dica de formatação de Datas. Resolveu o meu problema aqui... Obrigado e boa sorte com o site.

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato