Criação de classes em Javascript

Agora que já sabemos o que são os objetos, vamos ver como podemos criar nossos próprios objetos em Javascript.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 27/2/05
Valorize este artigo:
Agora que já conhecemos um pouco os objetos e aprendemos a manejá-los podemos passar a um tema mais avançado, como é o de construir nossos próprios objetos, que pode ser útil em certas ocasiões para temas avançados.

Então vamos a ver como podemos definir nossos próprios objetos, com suas propriedades e métodos, de maneira que aprendamos o mecanismo, mas sem entrar muito em aspectos práticos que deixaremos para exemplos no futuro.

Para criar nossos próprios objetos devemos criar uma classe, que lembramos que é algo assim como a definição de um objeto com suas propriedades e métodos. Para criar a classe em Javascript devemos escrever uma função especial, que se encarregará de construir o objeto na memória e inicia-lo. Esta função chama-se construtor na terminologia da programação orientada a objetos.

function MinhaClasse (valor_iniciacao){
    //Inicio as propriedades e métodos
    this.minhaPropriedade = valor_iniciacao
    this.meuMetodo = nome_de_uma_funcao_definida
}

Isso era um construtor. Utiliza a palavra this para declarar as propriedades e métodos do objeto que se está construindo. This faz referência ao objeto que se está construindo, pois lembremos que a esta função a chamaremos para construir um objeto. A esse objeto que se está construindo lhe vamos atribuindo valores em suas propriedades e também lhe vamos atribuindo nomes de funções definidas para seus métodos. Ao construir um objeto tecnicamente é igual que declarar uma propriedade ou um método, somente difere em que a uma propriedade lhe atribuímos um valor e a um método lhe atribuímos uma função.

A classe AlunoUniversitário

Veremos tudo mais detalhadamente se fazemos um exemplo. Neste exemplo, vamos criar um objeto estudante universitário. Como estudante terá umas características como o nome, a idade ou o número de matrícula. Ademais poderá ter algum método como, por exemplo, matricular ao aluno.

Construtor: Colocamos propriedades

Vejamos como definir o construtor da classe Alunouniversitário, mas somente vamos colocar por agora as propriedades da classe.

function AlunoUniversitario(nome, idade){
    this.nome = nome
    this.idade = idade
    this.numMatricula = null
}

O construtor recebe os valores de iniciação como parâmetros, neste caso é só o nome e a idade, porque o número de matrícula o aluno não recebe até que esteja matriculado. É por isso que atribuímos a null a propriedade numMatrícula.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato