Subir os arquivos ao servidor

Veremos como se sobem os arquivos ao servidor, para que estejam acessíveis na Internet.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 17/5/04
Valorize este artigo:
É uma das tarefas mais difíceis quando estamos construindo as páginas. Porém, como qualquer coisa neste mundo, na medida em que se faz umas tantas vezes a coisa se torna mais fácil.

Basicamente o que temos que fazer é pegar todos os arquivos que compõe nosso site web, incluindo as imagens, animações, etc, e levá-los ao nosso servidor web. Para isso, a primeira tarefa imprescindível é identificar onde estão todos os arquivos de nosso web. Se escrevermos a página com código HTML, certamente saberemos perfeitamente onde estão nossos arquivos, mas se tivermos feito a página com um editor HTML como Frontpage é provável que esteja um pouco mais difícil de identificar.

Dependendo da hospedagem que tivermos, a maneira de subir os arquivos mudará. De qualquer forma, existem duas maneiras de subir os arquivos ao servidor, por FTP ou através de uma interface web, de modo que poderemos ver aqui todas as formas.

Subir arquivos por FTP

A forma mais tradicional de subir os arquivos é por FTP, que é mais um serviço da Internet que se utiliza para transferir arquivos pela rede. Como o que queremos fazer é transferir arquivos do nosso computador ao nossos servidor, este é o serviço que devemos utilizar.

Quando temos uma hospedagem profissional para nosso web, o mais certo é que nos proporcione um acesso por FTP aos servidores para subir as páginas.

Como outros serviços da Internet, para utilizar FTP necessitamos de um programa especial que denomina-se cliente de FTP. Podemos encontrar no mercado muitos desses clientes, alguns populares são Cute FTP ou FTP Voyager. Se quisermos ver uma gama muito ampla de clientes FTP podemos aproximarmos por Tucows ou Donwload.com e encontraremos muitas opções interessantes, algumas delas gratuitas.

Todos os programas de FTP são parecidos (assim como Internet Explorer é parecido com Netscape), basicamente cosiste em uma janela que está dividida em duas partes. Em uma parte podemos ver nosso disco rígido, com suas distintas unidades e pastas. E na outra parte se pode ver o sistema de arquivo do servidor, com suas diferentes pastas. Para mover os arquivos de um lado para outro geralmente basta arrastá-los de uma parte da janela para outra.

Uma tarefa que também pode ser complicada à principio pode ser a de configurar o programa de FTP para que acesse ao espaço que temos assinado. Os dados de configuração deverão ser obtidos no lugar onde foi oferecido o espaço. Estes são:

Nome do servidor FTP: costuma ter uma forma como ftp.seu dominio.com

Usuário: seu nome de usuário
Password: sua senha

Poderia haver algum dado adicional, como o diretório "default", que é o diretório no qual se deseja abrir a sessão, mas não é habitual que dêem este dado porque os acessos por FTP costumam estar configurados para que se acessem diretamente ao diretório onde estão suas páginas.

Com estas explicações você poderá perceber que quando fizer um acesso por FTP será mais fácil realizá-lo uma vez que já tenha visto como funciona. De qualquer forma, pode-se ver um tutorial de Cute FTP que pode servir para tirar mais alguma dúvida.

Acesso com interface web

É muito típico que os provedores de hospedagem gratuita provenham uma ferramenta de fácil uso para subir as páginas. Esta ferramenta se acessa através da web que hospeda e não é mais que um formulário onde se pode escolher os arquivos que se deseja subir ao servidor, se clica um botãozinho e já está pronto.





Manual: Desde zero


Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato