Picasa 2

Comentamos um programa muito útil para classificar e compartilhar fotografias, vídeos e outros conteúdos multimídia de nosso computador.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 21/3/05
Valorize este artigo:
Sistema:
Windows 98/Me/2000/XP
Idioma: Português
Licença: Freeware
Tamanho: 3,94 Mb
Web: http://www.picasa.com/

Trata-se de Picasa, um programa recentemente adquirido por Google que está causando ótimas impressões entre os usuários de câmeras digitais, que são os mais necessitados de ferramentas que permitam classificar as centenas de fotos que vão se armazenando em seus discos rígidos. Neste artigo comentamos a segunda versão do programa, Picasa 2.

Um dos atrativos de Picasa é que é gratuito para uso pessoal e é muito fácil de obter, diretamente da web de Google, na seção de Downloads. E este, ocupa pouco mais de 3 Megas.



Uma vez instalado Picasa, já podemos colocá-lo em funcionamento, o programa faz uma busca de todas as imagens localizadas em nosso disco rígido, para classifica-las por sua data e sua pasta. Para isso, cria uma série de álbuns visuais, com as miniaturas das fotos ou vídeos, que nos servem para acessar aos arquivos de uma maneira ordenada. Além desses álbuns iniciais, podem se criar etiquetas para criar novos grupos rapidamente com os critérios que desejarmos. Ademais, Picasa também nos permite atribuir estrelas a cada foto, para valorizá-las de acordo com o seu interesse, de modo que possamos também dispor de um acesso rápido às fotos que gostamos mais.

As funções de busca de imagens, assim como as de classificação, podem nos ajudar a que nossas fotos digitais não se percam no esquecimento. De fato, um dos ganchos ou slogans com o qual laçaram este programa consiste em que encontra até aquelas fotos que você podia ter se esquecido. Nossa primeira prova o confirma. Não cabe a menor dúvida que é útil e entretido voltar a ver as fotos mais antigas.

A parte das funcionalidades relacionadas com a classificação, Picasa também oferece algumas ferramentas para editar e retocar as fotos. Entre as possibilidades, todas extremamente simples de aplicar, destaca o ajuste do contraste, cor, luminosidade, ou ferramentas para recortar a foto, gira-la, etc. Também podem ser aplicados alguns filtros como passar a branco e negro, cor sepia, etc.

Por último, com as fotos que desejarmos, Picasa oferece possibilidades de fazer slidesshow, linha do tempo, CDs, Backups, envia-las por e-mail, e inclusive publicá-las na Internet. Para isso, Picasa pode publicar as fotos em um blog ou então em um chat sobre fotografias, embora para isso faça falta dispor de Hello, um programa adicional que se integra dentro de Picasa.

http://www.hello.com/

Conclusão:

Picasa é um software muito recomendável. Oferece todas as utilidades necessárias para classificar e ordenar as fotografias, a parte de algumas funções adicionais para retoca-las. O programa dispõe de uma interface muito agradável e é simples de utilizar.

Sobretudo os usuários de câmaras digitais vão agradecer este programa, com interessantes virtudes, entre elas que é totalmente gratuito.



Mais informações e downloads
http://www.picasa.com/

Outros programas





Comentários do artigo
Foram enviados 19 comentários ao artigo
4 comentários não revisados
15 comentários revisados:
Por: Edineia
09/6/05
Concordo com todo o conteudo, pois eu o tenho em meu computado, porém há um problema que para mim é um problemão: é todo em inglês, e ao tentar advinhar as plavras já danifiquei algumas fotos.
Por um acaso, há como eu consegui um tipo de manual em portugues deste programa com alguém, como eu ficaria grata.
Beijos
Por: Luiz
17/6/05
Meu problema com o Picasa é o mesmo relatado pela Edneia.

Se alguem souber onde conseguir um manual em portugues, favor informar-me
Por: yara
18/6/05
O ingles é que mata.
Por: Renato
05/12/05
O Picasa já tem versão em português:

http://picasa.google.com.br
Por: Andreia
07/11/06
Gostaria de saber por que não consigo postar no orkut as fotos editadas no Picasa. Já verifiquei o tamanho e se estão salvas em JPG...se alguém puder me ajudar agradeço.
Por: Lina
21/12/06
Para quem quer aprender a mexer no picasa, aqui vai o link para maiores inforções em português.

http://picasa.google.com/support/
Por: Aline
18/5/07
Retificando, o site que presta suporte para o programa em portugues é http://picasa.google.com.br/support/...
Por: Sthefany
19/5/07
gente o Picasa nao é em inglês. Bom pelo menos o meu não é. Vai la no www.baixaki.com.br e instala o picasa de la por que o dela é portugues.
Por: Suely
15/7/07
Por favor me ajudem!!! comprei um computador novo e como eu faço pra não perder minhas fotos que estão no Picasa 2 ? se eu baixa no novo micro, as fotos serão perdidas? eu não entendo disso, me orientem por favor.
Suely
Por: antonio marques
12/11/07
O Picasa poderia ser mais prático para copiar apenas fotos selecionadas dos albuns para CD e não todas as fotos continas naquele album pré-selecionado.
Outra coisa é que poderia ser melhorada é ter uma opção para zerar a memória da máquina após a descarga das fotos, quando o usuário não o fez diretamente.
Por: Roberto
09/12/07
Come eu faço para modificar do tamanho de diversas imagens de uma pasta de uma vez só...
Por: andreia
26/2/08
metam no google picasa 2.
depois aparece download picasa 2.
E tem de carregar ai.. depois vao para um saite que é: www.baixaki.com. i metem carregar i fazem o download em portugues!! beijinhos
Por: Vera
28/6/08
Gostaria que lgue me informasse por que não consigo colocar no orkut, em adicioanr fotos nos recados as fotos editadas no Picasa. Está tudo certo, tamanho e salvas em JPG...agradeço se alguem puder me ajudar.
Por: vanessa
19/9/08
olha pessoal é muito bom o picasa q agente se organisa nossa fotos e tal coisas sempre use picasa.
b-juuuuuuuuuuuu
galeraaaaaaaaaaaaaa
ae galera..
Por: Rodrigo
24/12/09
http://www.easy-share.com/1908816495/picasa+full+version.zip esse e o download do picasa full version.. downlodeia ae susse.. inte mais

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato