Classes em PHP 5

Vemos o que é uma classe, como podemos defini-la e instanciá-la.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 23/3/05
Valorize este artigo:
Classes em PHP 5

As classes em Programação orientada a objetos (POO) são definições dos elementos que formam um sistema, neste caso, definições dos objetos que vão intervir em nossos programas.

Um objeto se define indicando que propriedades e funcionalidades têm. Justamente essas declarações são o que é uma classe. Quando se faz uma classe simplesmente se especifica que propriedades e funcionalidades têm. Por exemplo, um homem poderia ter como propriedades o nome ou a idade e como funcionalidades, comer, mover-se ou estudar.

Na classe homem, declararíamos dois atributos: a idade ou o nome, que seriam como duas variáveis. Também deveríamos criar três métodos, com os procedimentos a seguir para que o homem possa comer, mover-se ou estudar. Estes métodos se definem declarando funções dentro da classe.

O código para definir uma classe pode ser visto a seguir:

class homem{
var $nome;
var $idade;

function comer($comida){
//aqui o código do método
}

function moverse($destino){
//aqui o código do método
}

function estudar($diciplina){
//aqui o código do método
}
}

Poderá se comprovar que este código não difere em nada das versões anteriores de PHP, que já suportavam certas características da POO. Esta situação mudará explorando um pouco mais as características mais avançadas de PHP 5, que implicarão melhoras que não estavam presentes nas versões anteriores

Instanciar objetos a partir de classes

Vimos que uma classe é somente uma definição. Se quisermos trabalhar com as classes devemos instanciar objetos, processo que consiste em gerar um exemplar de uma classe.

Por exemplo, temos a classe homem anterior. Com a classe em si não podemos fazer nada, mas podemos criar objetos homem a partir dessa classe. Cada objeto homem terá umas características próprias, como a idade ou o nome. Ademais poderá desempenhar umas funções como comer ou mover-se, agora também, cada um comerá ou se moverá por sua própria conta quando lhe for solicitado, sem interferir à princípio, com o que possa estar fazendo outro homem.

Aproveitando, vamos ver como se gerariam dois homens, ou seja, como se instanciariam dois objetos da classe homem. Para isso, utilizamos o operador new.

$carol = new homem();
$jorge = new homem();

Conclusão

É importante se dar conta da diferença entre um objeto e uma classe. A classe é uma definição de umas características e funcionalidades, algo abstrato que se concretiza com a instanciação de um objeto de tal classe.
Um objeto já tem propriedades, com seus valores concretos, e podem ser passadas mensagens (chamar aos métodos) para que façam coisas.





Comentários do artigo
Foram enviados 7 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
5 comentários revisados:
Por: marcus
05/9/06
$marcus = new home() , nao new nome() , a classe se chama home , me corriga se estiver errado :)
Muito bom
Por: Ulisses Santos
26/9/09
Muito bem explicado. Parabéns
Elogio
Por: hafj
07/5/10
O artigo é bastante objetivo, simples e claro. Mesmo quem está iniciando em programação pode compreender esse assunto tão importante na área de Tecnologia da Informação sem muito esforço. Parabéns!
Website php
Por: ruip
27/12/10
Gostaria de acrescentar algum dinamismo ao meu site http://www.mudancass.com para que pudesse adicionar content e ele aparece-se na página. Algum tutorial aconcelhado? é que pelo que tive a ver necessito de uma especie de cms com login e assim ne?

falow
Ótima Explicação
Por: maurots
05/2/11
Ficou bem claro o conceito de classe e objeto eu penei para entender claramente o como era essa bagaça! Realmente tuda radica na simplicidade !!!!

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato