FileZilla, cliente FTP

Um programa de livre disribuição, para transferir arquivos por FTP com qualidades profissionais e gratuidade total.

Por Juliana Monteiro Lázaro


Publicado em: 25/5/04
Valorize este artigo:
Sistema:
Win95/98/NT/ME/2000/XP
Idioma: Inglês
Licença: GPL
Tamanho: 3.3 MB
Web: http://filezilla.sourceforge.net

Muitas vezes encontramos programas de livre distribuição e código aberto que nos surpreendem por suas potentes capacidades e nos poupam do desembolso econômico de adquirir um software comercial para realizar a mesma tarefa.

O caso que nos ocupa neste artigo é o programa de FTP chamado FileZilla que cobre uma área de trabalho na qual todos alguma vez temos que participar: transferir os arquivos de nossas páginas ao servidor, procedimento no qual utiliza-se o protocolo FTP que significa File Transfer Protocol, caso alguém não saiba.

Características do programa

O programa está desenvolvido para a plataforma Windows, válido para todas as versões, desde Windows 95 até XP. Segundo comentam na página do produto, está desenhado para suportar as máximas funcionalidades, cuidando sempre da velocidade e assegurando um meio estável.

Entre as principais características cabe destacar o suporte do idioma português(????) durante a execução do programa, não como o instalador que não oferece esta possibilidade. Ademais, conta com as funcionalidades dos melhores softwares de FTP:
  • Capacidade para continuar downloads interrompidos
  • Ferramenta de administrador de sites FTP
  • Capacidade para manter viva a conexão com o servidor FTP
  • Suporte para trabalhar junto com firewalls
  • Suporte SOCKS4/5 e HTTP1.1
  • Conexões seguras SSL e SFTP
  • Fila de carregamento e download
  • Suporte para Drag & Drop (arrastar e soltar)
  • Possibilidade de trabalho com múltiplas conexões
Nossa opinião

A primeira impressão que tivemos do programa foi que ele é extremamente rápido e maneja as conexões que dá gosto de subir os arquivos, sendo o mais veloz possível. Sempre podemos configurar se queremos que utilize múltiplas conexões ou não, o que nos oferece a possibilidade de escolher o melhor método.

O segundo detalhe que encontramos é uma interface muito parecida a de outros programas, inclusive melhorada da clássica do Cute FTP. A configuração da interface e as janelas possíveis podem ser ajustadas rapidamente com a barra de menus, o que lhe dá versatilidade para distintos ambientes e costumes dos usuários.

Interface de Filezilla

A investigação chegou em seu ponto mais positivo quando acessamos o menu de opções. A quantidade de parâmetros que podemos configurar em Filezilla é muito alta, inclusive com opções desconhecidas para nós neste tipo de programas. Na verdade, muitas das opções serão úteis para usuários avançados, mas outras certamente pode-se entender muito bem, como definir o limite de largura de banda dos downloads ou a subida de arquivos.

Também vale a pena mencionar o programa instalador que nos permite escolher as funcionalidades a instalar - uma instalação típica ocupa uns 5 megas - e escolher as formas de trabalho que melhor se adaptam ao nosso trabalho. Entre elas podemos destacar a possibilidade de executar de forma segura, sem que se guardem senhas e a possibilidade de salvar configurações para um ou vários usuários distintos.

Conclusão

Desde que apareceu a versão alpha do programa em 2001, este projeto encontrou um resultado muito prometedor. Sem dúvida trata-se de um tempo de desenvolvimento bastante limitado pelo qual há de parabenizar à comunidade que o criou e congratular-nos por poder desfrutar das melhores vantagens e ainda por cima, de forma gratuita.



Mais informações e downloads
http://filezilla.sourceforge.net

Outros programas





Comentários do artigo
Foram enviados 3 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
1 comentário revisado:
Por: alexandre
18/5/07
eu gostei foi util rapido estou precisando aprender mais.
Por enquanto supliu minha deficiencia com todos esses dadosse não me encano
o filezilla é um transferidor de arquivos do meu pc para onde eu hospedei meu site, mesmo que falte luz e volte logo ele mantem abertos os comandos que eu preciso. agora vou procurar mais informações a vcs muito obrigado de coração.

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor
Juliana Monteiro Lázaro
Diretora de Criarweb

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato