Como escrever newsletters

Veremos uma série de conselhos sobre como construir um boletim de novidades de forma que cumpra perfeitamente seus objetivos.

Por César Martín


Publicado em: 18/4/05
Valorize este artigo:
Resumo:
  1. As conclusões no início.
  2. O bom se for breve será 2 vezes bom.
  3. Procure não abusar do HTML dentro do e-mail.
  4. Como mínimo uma vez por mês. Como máximo uma vez por semana.
  5. Um breve conselho para quando enviarmos uma mensagem a muitos amigos.
1. As conclusões no início:
Como sempre. Procure dizer o interessante no primeiro parágrafo. Deixe o demais para o final.
Agora vejamos as partes de um e-mail:
  • Quem manda o e-mail. Se utilizar um codinome ou um apelido para enviar o e-mail procure fazer com que se possa lhe identificar e responder a esse mesmo codinome.
  • No subject procure dizer o assunto do e-mail de forma clara e simples. Algo assim como "Atualização do site", "Liquidação de janeiro", "Opine sobre o preço da gasolina".
  • O primeiro parágrafo deve dizer tudo de uma forma clara e simples. Incluindo os links às páginas que se faça referência.
  • Eu não sou muito partidário dos sumários nas newsletters. O único que faz é ocupar espaço e diminuir tempo para ler o assunto principal. Melhor colocar o tema principal e se desejar incluir mais assuntos, coloca-los abaixo indicando claramente que estes são temas secundários que podem ser de interesse para o usuário.
  • Por último inclui o típico "cancelara inscrição", "incluir inscrição" e um link ao seu site.
2. O bom se for breve será 2 vezes bom.
No caso do e-mail ainda mais. A leitura do e-mail não é algo relaxante, mas sim as pessoas costumam estar algo "tensas", portanto quanto antes leiam o assunto, antes se relaxaram e seguirão lendo. Se começamos o e-mail dizendo coisas como, "Você acaba de receber uma oferta que não poderá recusar..." o único que conseguiremos é que o joguem no lixo. Melhor começar com coisas do estilo "Oferta de 40% na seção de discos. Clique neste link.". E logo, podemos seguir descrevendo sobre a promoção para que o usuário se informe bem do assunto antes de clicar. Mas procure reduzir ao máximo o que tiver que dizer.

3. Não abuse do HTML.
Quando está bem usar o html no e-mail:
  • Para incluir links longos que podem se cortar no e-mail.
  • Para incluir fontes, cor e tabelas que ajudem a ler o e-mail.

Quando não está bem incluir html no e-mail:
  • Para enviar paginas web completas pelo e-mail. Costumam pesar muito e ocupam muito espaço. Lembre-se também que a janela do e-mail costuma ser menor que a do navegador.
  • Para incluir imagens no e-mail. É melhor indicar que dispõem de imagens no seu site e linkar tal foto, por exemplo.

Muita gente lê os e-mails em casa onde a conexão pode ser pior que no trabalho com o qual lhe custará mais baixar documentos complexos. Procure não abusar do e-mail e ao enviar imagens gratuitamente.

4. Como mínimo uma vez por mês. Como máximo uma vez por semana.
Convém enviar um e-mail de boas vindas cada vez que alguém se registre em seu serviço. Isto confirmará que o sistema funciona e que estamos na lista.
Como mínimo uma vez por mês. É recomendável enviar uma newsletter por mês. Pelo menos para que as pessoas saibam que a página continua viva e em andamento. Se passar muito tempo entre uma newsletter e outra, as pessoas podem se esquecer de você e não reconhecer mais a próxima vez que você escrever.
Como máximo uma vez por semana.. Também não convém abusar dos usuários e mais de uma vez por semana pode se considerar "Spam". De qualquer forma, procure enviar por e-mail somente aqueles eventos relevantes que ocorrem no seu site. Se não ocorre nada, você não tem porque enviar nada. Um e-mail que não tenha valor irá diretamente ao lixo e pode fazer com que o usuário bloqueie o endereço do correio de origem.

5. Um breve conselho para quando enviarmos uma mensagem a muitos amigos.
Muitas vezes quando ocorre algo importante (um vírus, uma catástrofe,...) as pessoas costumam pegar sua lista de correios completa e enviar um e-mail para todo mundo... Isto às vezes gera que alguém da lista copie todos os endereços e se dedique a fazer spam...
Para evitar isto, simplesmente copie sua lista de correio no BCC e assim não será pública para todo mundo.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato