Esquema de funcionamento do livro de visitas PHP

Como funciona nosso script para a criação de um livro de visitas com PHP e MySQL.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 26/4/05
Valorize este artigo:
Vejamos o diagrama de funcionamento da aplicação do livro de visitas em PHP para termos uma idéia inicial, que completaremos mais adiante com o código de cada script.

Vamos basear todo o trabalho em uma mesma página, que será a encarregada de mostrar todas as assinaturas dos visitantes e buscar os dados vindos pelo formulário de participação para introduzi-los na base de dados. Isto pode complicar um pouco o código do exercício final, mas veremos o script por partes para que seja simples. Agora somente temos que entender sua estrutura geral.

Diagrama do funcionamento do livro de visitas em PHP

Explicação

A página do livro de visitas pode ou não receber por um formulário e dependendo disso, deveria fazer umas ou outras ações. Portanto, o primeiro que vamos fazer é averiguar se recebemos ou não os dados pelo formulário.

1) Se não recebe dados do formulário

Mostro as últimas 10 assinaturas do livro de visitas. Conseguiremos isto com um acesso à base de dados e um loop que percorre os resultados da busca.

No caso de que não receba os dados, depois de mostrar as últimas assinaturas, devemos saber se existem ou não mais assinaturas na base de dados para visualizar.
1.1) Se existem mais assinaturas, mostro a mensagem para vê-las.
1.2) Se não existem mais assinaturas, não faço nada.
Por último, coloco o formulário de assinatura para que os visitantes possam participar.

2) Se recebo dados pelo formulário

Isto quer dizer que o visitante preencheu o formulário de assinatura do livro e o enviou. Então devo registrar esta assinatura, embora seja também muito importante realizar uma pequena comprovação e/ou conserto dos dados do formulário para evitar que um usuário malicioso tente estragar o script inserindo certos elementos suscetíveis de provocar erros como etiquetas HTML ou PHP. Entre as comprovações também nos certificamos, por exemplo, de que o usuário escreveu algum dado no formulário, mas veremos todas estas comprovações mais tarde.
2.1) Se os dados eram corretos

Se todas as comprovações foram positivas, introduziremos os dados no formulário e daremos um obrigado ao visitante por assinar o livro.

2.2) Se os dados não eram corretos

Advertiremos ao visitante que deve preencher os campos corretamente.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato