Sothink DHTML Menu

Um programa para criar menus DHTML facilmente sem ter que escrever nenhuma linha de código.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 05/5/05
Valorize este artigo:
Sistema:
Mac, Linux, Windows
Idioma: Inglês
Licença: Shareware
Tamanho: 3.30 MB
Web: http://www.sothink.com/webtools/dhtmlmenu/

Trata-se de um programa muito interessante para criar menus DHTML avançados facilmente, sem a necessidade de dominar o HTML dinâmico. O programa nos propõe uma lista interessante de opções para configurar um menu, como podem ser as diferentes epígrafes, as sub-seções de cada um e os links aos que se deve dirigir cada opção. Ademais nos permite configurar o estilo de apresentação dos links e a maneira de desdobrar o menu de opções.

Poucas vezes podem se conseguir resultados tão interessantes em tão pouco tempo. Para provar o programa realizamos várias opções de menus, que podem ser vistos em páginas a parte, para termos uma idéia mais exata das capacidades do programa:

Menu 1
Menu 2

Como construir os menus

Imagen de Sothink DHTML Menú 3.0 Para construir um menu dinâmico vamos criando as distintas seções e atribuindo as propriedades a cada uma. Podemos configurar o texto que aparece, o link ao qual nos dirige a opção, os estilos a cada seção, etc. Podemos atribuir um estilo distinto para o momento no qual o mouse não se encontra encima da opção e para quando estiver situado encima de tal opção. De forma que se coloque o mouse sobre uma opção, esta mude de cor para indicar visualmente ao usuário que se trata de um elemento ativo.

Cada opção pode ter por sua vez outras opções subordinadas, que se mostrem somente quando nos situarmos encima da opção principal. As opções subordinadas não são mais que opções normais, configuráveis assim como qualquer outra.

Ademais, o programa nos permite criar efeitos muito surpreendentes, que incluem dégradé na hora de mostrar um menu subordinado, bolas ao lado de cada um dos elementos, sub-menus dispostos vertical e horizontalmente, que saiam acima ou abaixo, e etc. Para investigar sobre as possibilidades do programa é muito recomendável criar um novo menu através de um template. Temos uma longa lista de exemplos ou templates criados desde o princípio e podemos visualiza-los ao fazer um novo menu.

Menu 3

Este exemplo utiliza um template muito vistoso, que pode ser interessante para se ter uma idéia adicional das características dos templates. (O menu 2 visto anteriormente também utilizava um template, embora não havíamos indicado antes).

Publicando um menu

Para publicar os menus, o programa dispõe de um assistente que permite, passo a passo, gerar todo o código para a publicação. Oferece duas possibilidades:

1) Colocar o código em uma página HTML já criada, com o qual nos permite situarmos com o cursor no lugar exato onde quisermos que apareça o menu e automaticamente atualize a página web com o código adequado. Ademais, inclui os arquivos .js (Código fonte Javascript) automaticamente na página que estamos atualizando e copia tais arquivos no diretório que indicarmos.

2) Ver o código necessário para fazer o menu e nós mesmos copiarmos este código e calarmos no lugar que desejamos que apareça. Neste caso, vão indicando-nos os pedaços de código para apresentar e os lugares teóricos onde deveria se colocar e somos nós os que finalmente decidimos a posição de cada pedaço de código.

Compatibilidade com navegadores

O programa vem preparado para distinguir entre vários tipos de navegadores e mostrar o menu de modo que seja visto corretamente em cada um. Nós fizemos algumas provas para comprovar até que ponto o programa é compatível e, em muitos casos, funcionou corretamente.



Mais informações e downloads
http://www.sothink.com/webtools/dhtmlmenu/

Outros programas





Comentários do artigo
Foram enviados 7 comentários ao artigo
7 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato