Website pré-determinado em IIS

O que é o website pré-determinado de IIS. Como colocar os arquivos no site pré-determinado para provar se está funcionando IIS e para introduzir nossos próprios websites.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 25/5/05
Valorize este artigo:
O que se mostra quando acessamos a http://localhost é o site web pré-determinado, que se salva em nosso disco rígido, concretamente na pasta C:\Inetpub\wwwroot

Se acessarmos a tal pasta por Meu Computador, poderemos ver os arquivos que estão servindo como site web pré-determinado. Encontraremos, entre outros arquivos um chamado "iisstart.asp" que é o que se coloca em funcionamento ao acessar a este diretório.

Colocar nossas próprias páginas

O lógico agora é que desejemos colocar nossas próprias páginas web para que as sirva IIS. Se nosso site web é bastante simples poderíamos colocar todos os arquivos dentro da pasta do site web pré-determinado.

Por exemplo, para fazer uma prova, poderíamos colocar um arquivo chamado "ola.asp" na pasta C:\Inetpub\wwwroot. Para acessar a este arquivo pelo nosso explorador deveríamos escrever o endereço http://localhost/ola.asp

Se desejarmos um código simples para o arquivo ola.asp, no qual se prove se está funcionando ou não o motor ASP, podemos utilizar o seguinte:

<html>
<head>
<title>Provando ASP</title>
</head>
<body>
<%
for i=1 to 7
response.write "<font size=" & i & ">Olá Mundo!</font><br>"
next
%>
</body>
</html>


Atenção: Não se deve acessar ao arquivo utilizando uma rota como esta: C:\Inetpub\wwwroot\ola.asp, pois desta maneira não se estaria passando através do servidor web e a página ASP não se executaria.

Se tivermos um site medianamente complexo, convém criar uma pasta dentro de wwwroot com o nome de nosso site e dentro poderíamos colocar todos os arquivos. Se o diretório tiver uma rota como C:\Inetpub\wwwroot\minha_web, acessaríamos colocando este endereço em nosso navegador: http://localhost/mi_web.

Quando se acessa a esse diretório, serve-se o documento padrão que tenha sido configurado no servidor web. O documento padrão é aquele que se serve se não foi especificada nenhuma rota de acesso, ou seja, se não indicamos nenhum arquivo no endereço, que colocamos na Internet Explorer (um endereço como http://localhost/minha_web especifica um diretório, mas nenhum arquivo) serve-se o documento padrão.

Referência: Falamos mais sobre o documento padrão em um artigo do manual Desde zero. http://criarweb.com/artigos/35.php?manual=1

À princípio, o documento padrão em IIS está configurado a Default.asp ou Default.htm. Isto quer dizer que deveríamos colocar um arquivo com um desses nomes em nosso diretório para que sirva se o usuário não indica nenhum nome de arquivo. Logo veremos como mudar esta configuração.

Para provar tudo isto, podemos criar um arquivo chamado Default.asp e salva-lo em nosso diretório C:\Inetpub\wwwroot\minha_web. O código que poderíamos utilizar seria, por exemplo, este:

<html>
<head>
<title>Arquivo padrão em minha_web</title>
</head>
<body>
<h1>Arquivo padrão em minha_web</h1>
<%
for i=0 to 9
response.write i
next
%>
</body>
</html>


Lembrem-se que para ver este arquivo há que compor um endereço como este http://localhost/minha_web. Automaticamente se serve o arquivo Default.asp, mesmo que não se especifique nada, pois esse é o documento padrão. Também poderíamos acessar ao arquivo especificando sua rota completa: http://localhost/minha_web/Default.asp

Nota: Podemos chamar o arquivo de Default.asp ou então default.asp (com maiúscula ou minúscula em sua inicial). Qualquer das duas opções é válida, pois no Windows não se têm em conta as maiúsculas e minúsculas em nomes de arquivos.





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato