Diretórios virtuais em IIS

O que são os diretórios virtuais, sua utilização e a maneira de defini-los.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 01/6/05
Valorize este artigo:
Um diretório virtual é um diretório do servidor que não está dentro do diretório de publicação habitual, ou seja, um diretório que não depende de C:\Inetpub\wwwroot mas que sim que se pode acessar através do servidor web como se estivesse dentro de tal diretório.

Como já havíamos comentado, para acessar ao nosso IIS necessitamos escrever um endereço como este: http://localhost. Assim, acessa-se ao diretório C:\Inetpub\wwwroot, que é chamado diretório particular. O diretório virtual se acessa com algo como http://localhost/diretorio_virtual, mas não tem porque existir uma correspondência em disco deste diretório dentro da pasta de publicação, ou seja, não tem porque existir o diretório C:\Inetpub\wwwroot\diretorio_virtual, senão que tal diretório poderia estar em qualquer outro site de nosso disco rígido, por exemplo C:\minhas_paginas.

Os diretórios virtuais podem ser mapeados para outro diretório de nossos discos rígidos ou inclusive a outro diretório situado em outro computador da rede.

Criar um diretório virtual

Para definir um diretório virtual pode-se clicar com o botão direito do mouse sobre o web site no qual queremos definir e selecionar a opção "Novo > Diretório Virtual...". Então, aparece um assistente que nos guiará passo a passo no processo.



O primeiro passo, o assistente nos pergunta o "apelido" ou nome lógico que queremos dar ao diretório. O segundo passo, nos pede a localização física desse diretório em nosso disco rígido ou na rede local. Finalmente, nos solicita as permissões que desejamos para atribuir a esse diretório. A permissão de leitura e de execução de seqüências de comandos (Por exemplo, ASP) costumam ser suficientes para a maioria dos casos.



Uma vez finalizado o assistente fica criado o diretório virtual e poderemos acessa-lo através do apelido que tivermos selecionado.





Comentários do artigo
Foram enviados 3 comentários ao artigo
3 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato