Links em HTML

Vemos o que são os links em HTML e os diferentes tipos.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 06/6/04
Valorize este artigo:
Até aqui, vimos que uma página web é um arquivo HTML no qual podemos incluir, entre outras coisas, textos formatados ao nosso gosto e imagens que veremos mais adiante. Do mesmo modo, um web site poderá ser considerado como um conjunto de arquivos, principalmente páginas HTML e imagens, que constituem o conteúdo ao qual o navegante tem acesso.

Entretanto, não poderíamos falar de navegante ou de navegação se estes arquivos HTML não estivessem devidamente conectados entre eles e com o exterior de nosso site por meio de links hipertexto. Na verdade, o atrativo original do HTML reside no possível empenho dos conteúdos dos arquivos introduzindo referências sob a forma de links que permitem um acesso rápido à informação desejada. Serviria pouco se tivéssemos na rede páginas isoladas as quais as pessoas não pudessem acessar ou páginas onde não fosse possível ir para outras.

Um link pode ser facilmente detectado em uma página. Basta deslizar o cursor do mouse sobre as imagens ou o texto e ver como muda de sua forma original transformando-se por regra geral em uma mão com um dedo indicador. Adicionalmente, estes links costumam ir, no caso dos textos, coloridos e sublinhados para que o usuário não tenha dificuldade em os reconhecer. Se não especificamos o contrário (já teremos a ocasião de explicar como), estes links-texto estarão sublinhados e coloridos de azul. No caso das imagens que servem de link, veremos que estão delimitadas por uma marcação azul por padrão.

Para colocar um link, utilizaremos as etiquetas <a> e </a>. Dentro da etiqueta de abertura devemos especificar o destino do link. Este destino será introduzido sob a forma de atributo, no qual leva o nome href.

A sintaxe geral de um link é portanto da seguinte forma:

<a href="destino">conteúdo</a>

Sendo o conteúdo um texto ou uma imagem. É a parte da página que se colocará ativa e onde deveremos clicar para acessar ao link.

E o destino por sua vez, será uma página, um correio eletrônico ou um arquivo.

Em função do destino, os links são classicamente agrupados da seguinte forma:
  • Links internos: os que se dirigem a outras partes dentro da mesma página.
  • Links locais: os que se dirigem a outras páginas do mesmo site web.
  • Links remotos: os que se dirigem à páginas de outros sites web.
  • Links com endereços de correio: para criar uma mensagem de correio dirigido a um endereço.
  • Links com arquivos: Para que os usuários possam fazer download de arquivos.





Comentários do artigo
Foram enviados 9 comentários ao artigo
9 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato