Mozilla

Configure Mozilla para uma navegação ótima em menos de cinco minutos.

Por Gck


Publicado em: 22/8/05
Valorize este artigo:
Sistema:
Windows 95/98/Me/2000/XP
Idioma: Português
Licença: Freeware
Tamanho: 12,20 Mb
Web: http://www.mozilla.org

Se Mozilla fosse uma máquina de lavar e os chefões de uma grande empresa de eletrodomésticos me encomendassem escrever um manual de uso, deveria começar dizendo: "Bem-vindo ao fascinante mundo das lavadoras. Parabéns por empreender-se nesta apaixonante viagem conosco! Graças à qualidade do produto que você acaba de adquirir, as seguintes instruções lhe ajudarão a tirar o máximo proveito de sua nova lavadora durante os próximos anos. A vida média de sua nova máquina é de..." Para vender um eletrodoméstico há que ser firme e ter uma mentalidade quente, pôr paixão em algo que pode ser bastante frio. Mas, ah... Mozilla não é uma lavadora, nem um microondas, e pode ser usado... durante os seguintes anos!... para se divertir e trabalhar em partes iguais.

Uma das características do robusto e veloz Mozilla é a capacidade de adaptá-lo às necessidades de segurança e comodidade de cada usuário. A experiência com este navegador é perfeitamente pessoal. É fácil comprová-lo. Faça a prova! Se você ainda não o baixou, pode fazer agora, grátis, com um clique: aqui (versão em português).

Nota: A página de início do navegador Mozilla, onde podemos encontrar downloads do navegador em Inglês para todas as plataformas é: http://www.mozilla.org.

Já fez o download? Ok! Esse é o passo mais importante. A diferença da complicada seção de opções de Internet Explorer, o painel de preferências de Mozilla está bem construído, é fácil de entender e existe uma ajuda clara para cada elemento. Visto que contempla muitas opções diferentes, de momento não é boa idéia explicar tudo de uma vez, mas sim guiaremos os primeiros passos do novo usuário com as "variáveis primordiais".

A maior parte das opções de Mozilla se editam pela seção "Editar : Preferências". Selecionando este menu, aparecerá na tela um painel dividido em duas metades desiguais: à esquerda se enumeram os titulares, a maior parte destes podem se desdobrar para acessar aos submenus.
  • Aparência. Mostra opções sobre o modo em que o navegador se mostra na tela, como por exemplo, os botões da interface, cores de texto e vínculos, etc.
  • Navigator. Faz referência ao conjunto de sofisticadas opções do Navegador, a aplicação de Mozilla que serve para acessar à Rede. Mozilla também inclui opcionalmente um cliente de correio eletrônico, um simples compositor de páginas web, um catálogo de endereços e um cliente de chat. A seção Navigator articula o funcionamento do programa (por exemplo, o uso de pestanas para abrir páginas web, o gestor de downloads, etc.).
  • Composer. Dá acesso à configuração elementar do compositor de páginas web.
  • Correio e Notícias. Define o modo em que se comporta o cliente de correio eletrônico e o grupo de notícias (aceso ao servidor, acuse de recibo, notificações de entrada de correio, etc.)
  • Privacidade e Segurança. Esta seção é especialmente interessante para garantir sua segurança enquanto você navega pela Web: uso de cookies, gestão de senhas, etc.
  • Avançadas. Constitui um grupo de opções que inclui os arquivos que ficarão associados a Mozilla dentro do sistema operativo, o tipo de JavaScript que estará permitido (por exemplo, mudar o tamanho das janelas, o colocação destas, etc.), a quantidade de cachê, etc.
Existe uma infinidade de opções configuráveis. É responsabilidade de cada usuário selecionar as que melhor se adaptem a seus gostos e rotinas de navegação. Não obstante, é provável que se deseje ativar desde o princípio os elementos fundamentais. Aqui estão alguns deles:
  • Eliminar janelas emergentes. "Preferências : Privacidade e Segurança: Ative o campo 'Suprimir janelas emergentes não solicitadas'".
  • Selecionar o Tema (parecido a skins). "Preferências : Temas". Escolha o que mais gostar. Por padrão se incluem dois, Classic e Modern. Se desejar baixar temas adicionais, clique somente o "Baixar Novos Temas". Também pode ir a: "Ver : Aplicar Temas : Obter novos temas" (pela barra de ferramentas). Aparecerá uma página web (themes.mozdev.org); selecione o que você mais goste e clique em "install it". Logo, você deverá reiniciar o navegador para ativar o novo Tema.
  • Ocultar a barra de pestanas se só houver uma aberta (para poupar espaço na tela). "Preferências : Navigator : Pestanas : Esconder a barra de pestanas quando só houver uma aberta".
  • Gerenciar downloads. Mozilla inclui um gestor de downloads que permite pausar e continuar a transferência de arquivos na Internet. "Preferências : Navigator : Downloads". As opções incluem: Não abrir nada; Abrir administrador, um painel que mostra todas os downloads, incluindo os que se encontram ativos, os que estão pausados, os cancelados e os que já terminaram; Abrir um diálogo de progresso, parecido ao discreto menu de Internet Explorer, mas com botões adicionais de pausar e continuar.
  • Controle de JavaScript. "Preferências : Avançadas : Scripts". Para garantir a segurança de uso, é recomendável selecionar unicamente "Ativar JavaScript para Navigator" (não correio nem notícias). Nas opções inferiores bastam as três últimas (as referentes a cookies às vezes são indispensáveis em alguns sites web). Também pode-se desabilitar os plugins em correio e notícias (estes arquivos inserem conteúdo multimídia em ocasiões) ; sempre se pode baixar o arquivo no disco rígido e confirmar com o antivírus que é seguro. Logo, poderá ser executado livremente.)
  • Cachê. Tem a ver com a frequência com que Mozilla busca atualizações de páginas web pelo servidor ou pela cópia salvada automaticamente no disco rígido. Por exemplo, é recomendável atualizar de vez em quando o acesso às páginas de notícias que se colocam em dia com frequência; entretanto, as páginas de conteúdo estático ao longo do tempo diminuir a largura de banda de sua conexão inutilmente.
Mais uma vez, convém insistir em que as opções configuráveis são muitíssimas. Tire um tempinho para dar uma boa olhada e adaptar o programa a seu uso. Incluímos aqui unicamente as mais elementares e populares. Além disso, lembre que o manual de ajuda de Mozilla é muito completo. Consulte-o para ampliar seus conhecimentos e esclarecer suas dúvidas. Com o poderoso Mozilla é muito fácil controlar as rédeas!



Mais informações e downloads
http://www.mozilla.org

Outros programas






Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato