Paint Shop Pro

Edição de gráficos. Com a possibilidade de baixar uma versão shareware muito interessante.

Por Gck


Publicado em: 10/10/05
Valorize este artigo:
Sistema:
Win2000/XP
Idioma: Inglês
Licença: Shareware
Tamanho: 500 MB
Web: http://www.jasc.com

O que é exatamente o desenho web? Bom, essa é uma grande pergunta. Ademais, a resposta vem em seguida em nossa cabeça, pois costumamos pensar que possuímos a resposta mais precisa, que nos diga os imperadores Adobe e Macromedia se não é verdade. Entretanto, fica claro rapidamente que o que acreditávamos com a maior convicção não é na verdade, algo tão firme. Às vezes, não nos detemos em aprender HTML, Javascript e outras linguagens relacionadas a web. Mas por que, se sentimos verdadeira paixão pelo desenho de páginas web? Bem, a resposta é mais ou menos simples de fato, o que gostamos é do desenho gráfico aplicado ao web, não é verdade? Mas acontece que a diferença é fundamental. Os programas de tipo WYSIWYG nos livram do aborrecimento de escrever código; portanto podemos fazer duas coisas: uma página ruim com uma boa ferramenta, ou uma boa página com uma boa ferramenta. Não há mais opções.

A seguinte questão a pesar é o preço. Todos nós sabemos que as ferramentas mais adequadas custam uma fortuna: Quantos de nós poderíamos pagar, por exemplo, o pack Adobe GoLive!, Macromedia Flash e Adobe PhotoShop e Illustrator? Certamente seriam poucos. Há algo que todos nós sabemos, mas não dizemos: recorremos a produtos bastante caros adquiridos muitas vezes de forma não legítima.

Porém, há alternativas reais? Alguma sim...

Na minha opinião, o brilhante futuro do desenho - gráfico aplicado ao- web passa pelo refinamento das formas, que por sua vez nos oferece o controle absoluto de nosso projeto, isto é, a correspondência exata entre o que se desenha e se expressa e o que o visitante vê. Quantas vezes acudimos a textos em formato gráfico porque nenhum de nossos visitantes terá a fonte que melhor combina com a página. Por isso, necessitamos bom gosto e a aplicação que nos permita levar a um bom porto nossa criatividade.

Para PhotoShop, para dar um exemplo, faltam duas coisas: MUITO dinheiro e uma ENORME potência de hardware. Mas tenho a impressão, entretanto, de que existe uma alternativa razoável e muito sugestiva: o clássico Paint Shop Pro do camarada Jasc. Baixá-lo e prová-lo é grátis, de forma que no pior dos casos não se perde nada, salvo talvez um pouco de tempo. Julgue-o e provavelmente você descobrirá uma eficiente aplicação gráfica à altura de suas expectativas e necessidades.

Embora inicialmente seu manejo seja algo complicado, toda uma tela repleta de camadas, paletas, etc - melhor se já tiver feito seus testes com Flash, PhotoShop ou algum outro software baseado em camadas- , pode ser controlado bem rápido com um pouco de paciência. E a coisa é que as possibilidades e as opções são incrivelmente amplas. A combinação de geração de imagens partindo de zero, o retoque fotográfico avançado e o desenho vetorial (que dá essa sensação de bom gosto que costumamos admirar nas melhores páginas) está incluído em um programa altamente acessível. Somente se necessita talento: se você já dispõe dele, o software que dará asas para seu engenho é Paint Shop Pro ( isso está claro ao menos que esteja em condições de adquirir e executar PhotoShop).

Texturas controladas com uma precisão impecável, uma infinidade de pincéis e um grande número de efeitos e plugins (aos que logo se pode acrescentar muitos mais compatíveis), modelados de transparência facilmente configuráveis e, finalmente, a otimização avançada para o web, fazem dele um programa exemplar. Quem dá mais?



Mais informações e downloads
http://www.jasc.com

Outros programas






Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato