Programação: SAX ou DOM

Tecnologias relacionadas com a programação de sistemas XML.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 26/10/05
Valorize este artigo:
Se quisermos realizar ações com nossos dados escritos em XML temos também muito caminho já implementado. O W3C especificou dois mecanismos para acessar a documentos XML e trabalhar com eles. Tratam-se simplesmente de umas normas que indicam os desenvolvedores à maneira de acessar aos documentos. Estas normas incluem uma hierarquia de objetos que têm alguns métodos e atributos com os quais teremos que trabalhar e que nos simplificarão as tarefas relativas ao percurso e acesso às partes do documento.

Estes dois mecanismos denominam-se SAX e DOM. SAX utiliza-se para fazer um percurso da seqüência dos elementos do documento XLM e DOM implica a criação de um fluxograma na memória que contém o documento XML, e com ele na memória podemos fazer qualquer tipo de percurso e ações com os elementos que quisermos.

Pode-se programar com a linguagem de programação que desejarmos para acessar a um documento XML. Os criadores da linguagem são os responsáveis de criar umas API que cumpram as especificações de XML para que logo os desenvolvedores de cada linguagem as encontrem e possam trabalhar com elas. Uma linguagem típica para trabalhar com XML é Java e, neste caso é SUN Microsystems a encarregada de prover o API que o W3C especificou e portanto, os desenvolvedores em Java contam com umas aulas especiais que SUN criou para programar com XML.

Por outro lado, os criadores de algumas linguagens implementaram uma terceira maneira de programar com XML que se chama XSLT. Empresas como por exemplo, a organização Apache, SUN ou Microsoft, já estão apoiando, embora no W3C não disseram que seja um padrão. É importante assinalar que a W3C é um organismo muito lento e que muito do que se faz em XML atualmente só está na W3C contemplado como uma "nota" na qual os gurus estão pensando.

O trabalho com banco de dados e XML está se desenvolvendo com uma linguagem que se chama XQL (XML Query Language), que é um dos exemplos de linguagem que só está publicado no W3C como uma "nota".





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato