Contato com navegante

Aprenda os mecanismos que você tem ao seu alcance para se comunicar com o visitante de suas páginas. Desde o correio até livros de visitas...

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 28/10/05
Valorize este artigo:
Uma das tarefas mais importantes e trabalhosas do ciclo de vida de uma página web é a sua manutenção, para conservar a web, sua audiência e sua importância com o tempo. Porém, manter uma web não é só publicar novos conteúdos e atualizar os anteriores, entre estas tarefas se encontra uma que é fundamental: proporcionar mecanismos para que os visitantes possam entrar em contato com você, e, obviamente, responder a cada uma das mensagens recebidas.

Um dos graves erros em uma web é que não se ofereça a oportunidade de entrar em contato com o criador ou responsável de conteúdos, mas ainda pior do que isso é se as mensagens não são respondidas, pois se cria uma grande sensação de vazio.
Existem muitas formas de nos comunicarmos com o navegante, vamos ver os mecanismos que estão mais ao nosso alcance para que não falte a possibilidade de se comunicar com seus visitantes em nenhuma de nossas webs.

Ordenamos os seguintes pontos por ordem de facilidade em seu uso, assim os primeiros são mais acessíveis e os seguintes mais difíceis de conseguir, embora muitas vezes melhores.

Correio eletrônico

O que nunca deve faltar em uma página é sua simplicidade e utilidade, porque é a forma mais adequada em muitos casos... Sempre temos que incluir um endereço de correio, facilmente localizável, para que os visitantes possam se comunicar. É facilíssimo fazer um link com um endereço de correio:

Há que colocar um link convencional, mas seu atributo HREF vai encaminhado a um endereço de correio com a palavra mailto:.

<A HREF="mailto:colabore@criarweb.com">Escreva-me</A>

Ficaria assim: Escreva-me

Colocar um link em um endereço de correio em um editor de HTML, para os que trabalham com ferramentas de edição, também é parecido a como se faz com os links normais, mas com estas diferenças.

Formulário de contato

Podemos utilizar um formulário para nos comunicarmos. No formulário nosso visitante pode introduzir seus dados e a consulta ou sugestão que deseja realizar, para logo, clicando em um botão, possa enviar por correio eletrônico à pessoa de contato todos os dados.

As vantagens de um formulário em relação a um endereço de correio podem ser:
  • Ajudar ao visitante a compor a mensagem, e assim, incentivar sua comunicação.
  • Forçar que o visitante introduza certa informação que possa ser importante.
  • Oferecer mais mecanismos de comunicação, cada um escolherá o que mais lhe convenha.

Vejamos brevemente agora como construir um formulário em uma página web.

Um formulário coloca-se entre as etiquetas <form> e </form>. Temos que incluir nesta etiqueta vários atributos que são:

  • ACTION="mailto:colabore@criarweb.com" Para indicar a que endereço de correio enviar os resultados do formulário.
  • METHOD="post" Para que o envie por método post, essencial para envia-lo por e-mail.
  • ENCTYPE="text/plain" Porque o que vamos enviar é texto.
Resumindo, a etiqueta do formulário ficaria assim:

<FORM ACTION="mailto:colabore@criarweb.com"
           METHOD="post"
           ENCTYPE="text/plain">
<!--  CAMPOS DO FORMULARIO  -->
</FORM>


Agora vejamos como colocar campos no formulário, pelo menos os mais fáceis:

Campos de texto
Utiliza-se a etiqueta <INPUT> desta maneira:
<INPUT TYPE="text" NAME="nome_do_campo" SIZE=10>
O atributo TYPE indica que é um campo de texto. NAME é o nome do campo, tem que descrever o que existe dentro. SIZE lhe permite ajustar o tamanho do campo.
A etiqueta NÃO tem fechamento com </INPUT>
Areas de texto

Utiliza-se a etiqueta <TEXTAREA> desta maneira:
<TEXTAREA NAME="nome_do_campo" COLS="20" ROWS="4>
Texto inicial dentroda textarea< BR></TEXTAREA>

O atributo NAME é o nome do campo. COLS indica o número de colunas da área de texto e ROWS de filas.

Botão de envio

Utiliza-se a etiqueta <INPUT> desta maneira:
<INPUT TYPE="submit" VALUE="Enviar agora!">
O atributo TYPE indica que é um botão submit (de envio). VALUE indica o que vai escrito dentro do botão.
A etiqueta NÃO tem fechamento com </INPUT>, NÃO precisa lhe dar um nome com NAME


Na se esqueça de colocar antes de </FORM> o botão de envio e então, já terá o formulário pronto para seus navegantes mandarem seus pedidos e perguntas.

Referência: Temos uma série de capítulos no manual de HTML que tratam sobre a criação de formulários de maneira detalhadíssima.

Lista de correio

Uma lista de correio é um endereço de e-mail oa qual ao enviarmos um correio nos faz chegar a todos os integrantes de uma lista de endereços.

Com um exemplo estará mais claro. Se todos os integrantes de uma lista, quando quiserem conversar entre eles, ao invés de mandar um correio eletrônico a todos eles, o mandam a um servidor e este se encarrega de que chegue a mensagem a todos da lista, este servidor seria uma lista de correio ;-)

As listas de correio podem ser muito úteis para que os usuários que cheguem às páginas se inscrevam, e nós, como administradores do website mandaremos correios eletrônicos periodicamente à lista para manter-lhes informados de notícias, mudanças no site e tudo aquilo que quisermos enviar.

Para ter uma lista de correio em sua página você pode contratar o serviço com um provedor, mas é muito mais fácil e econômico usar uma lista de correio das que oferecem em vários servidores. Para montá-la em sua web, simplesmente há de seguir as instruções que lhe dá o provedor.

Livro de visitas

Agora veremos algum mecanismo adicional para se comunicar com o cliente, mas neste caso, não se trata tanto de uma comunicação entre eles e você, e sim, uma forma de comunicação de todos para todos.

No caso do livro de visitas está bem claro, é uma ferramenta onde os visitantes podem deixar as mensagens que desejarem para que estas fiquem expostas na web e assim, não lê somente você, mas também todos os demais usuários de suas páginas. Isto dá agilidade à página, dinamismo e faz com que os visitantes se sintam integrados no projeto, colaborem e voltem para ver suas "digitais". As vantagens são muitas.

Na maioria dos casos não vamos dispor da tecnologia, nem conhecimentos para implementar esta tecnologia, mas existem no mercado vários livros de visitas personalizáveis e integráveis dentro de webs simples, ou seja, você não tem que fazer nada, eles lhe proporcionam todos os recursos e explicações para montar um livro de visitas em sua web.

Fóruns de discussão

Em algum caso podemos passar a uma opção mais avançada do que nos oferecia o livro de visitas. Estes são os Fóruns de discussão, onde as pessoas podem opinar sobre temas e outros navegantes responder-lhes, etc. É muito útil e interessante. Não cabe já destacar suas múltiplas vantagens e hits que receberemos, pois tratam-se de temas de interesse.


Se não tivermos a infra-estrutura suficiente para montar nós mesmo o fórum, podemos utilizar os serviços, muitas vezes gratuitos, de outros servidores.

Conclusão

Vimos um montão de idéias para incluir em nossas páginas, todas elas com o objetivo de estabelecer contato com o visitante, embora afinal passemos um pouco do tema planejado inicialmente, incluímos muito mais do que meras ferramentas de marketing. Porque não se esqueça que tudo isso é para tornar-se conhecido e fazer com que os visitantes lembrem com alegria e retornem muitas vezes.





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato