Outros métodos de divulgação

Não só de registrar nos buscadores vive o web site. Explicamos neste capítulo muitas outras maneiras de divulgá-lo.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 10/6/04
Valorize este artigo:
Podemos fazer muitas coisas para que nossa página seja mais popular, basicamente trata-se de fazer com que o endereço de nossa página apareça no maior número de lugares. Vamos proporcionar a seguir uma série de idéias:

Primeiro é aconselhável que conheça o meio em que você se encontra. Na Internet, existem muitas idéias para divulgar uma página, muitos estão fazendo muito bem, inclusive entre as páginas que tratam do mesmo tema que a sua, você poderá encontrar idéias para enriquecer sua página. Por outro lado, também poderá aprender com os erros de outras pessoas e logicamente, não cometê-los.

Colocar o endereço na assinatura de seus correios eletrônicos. Assim, você terá um possível acesso com cada correio que mandar. Se puder incluir uma breve descrição do site será ainda melhor, pois pode aumentar o interesse pela página.

Da mesma forma é aconselhável que você coloque em outros lugares o endereço da página. Se se trata de uma empresa, por exemplo, pode-se colocar o URL no cabeçalho do papel do escritório, nos envelopes, pastas, etc.

Dê uma pesquisada pelas listas de correio ou as news de temas relacionados com sua página para sugerir o endereço. Isto deve ser feito com cautela, e somente quando nossa página puder servir para algo útil: Não devemos apresentar nosso endereço como se fosse publicidade visto que, por um lado não conseguiremos que as pessoas prestem atenção em nós, e por outro, conseguiremos o efeito contrário ao desejado ao criar antagonismo contra a página por estar fazendo spam aos usuários da lista ou news.

É muito importante que nossa página apareça em índices especializados na temática de nossa web. Não são páginas tão importantes quanto os buscadores, mas recebem visitas que podem estar muito interessadas em nosso site. Por exemplo, se é um manual, este deve aparecer em todos os índices de manuais que for possível. Se é um recurso para criar páginas web, deveria aparecer no buscador de www.criarweb.com e em outras listas de recursos que existem.

Sempre é uma boa idéia trocar links com páginas que tratem da mesma temática, para criar um tráfego de umas a outras. Não devemos olhar as demais páginas como competidoras, e sim, como um enriquecimento de seus conteúdos ou serviços.

Também devemos nos preocupar de que as páginas pessoais dos usuários, que muitas vezes têm listas de links, contenham o nosso. Seria adequado criar um pequeno botão para sugerir-lhes que o incluam em seu site e indicar-lhes como devem fazer.

Anunciar a página em outros meios de comunicação. Estamos sugerindo que se faça publicidade na televisão, rádio, imprensa, etc. Isto, logicamente não está ao alcance de todos, mas evidentemente seria útil, sobretudo porque esta publicidade encontra-se "fora da Rede" e pode chegar a outro tipo de pessoas diferentes das que podemos chegar através dela.

Também podemos divulgá-la fora da Internet com outros meios mais econômicos: no bairro onde vivo já recebi panfletos em que se anunciava uma web de serviços relacionados com esta população. Isto não é muito caro e além do mais, o alvo é o mais apropriado. Também se pode colocar cartazes em lugares freqüentados pelas pessoas, como nos pontos de ônibus, por exemplo, com o endereço da página e as "delícias" que esta oferece.

Pode-se e isto é grátis, enviar notas de imprensa aos distintos meios comentando a criação do site. Se em algum deles ocorre uma repercussão desta noticia, ganharíamos muitas visitas. Do mesmo modo, podemos mandar nosso endereço às revistas de Internet, que costumam ter uma seção onde apresentam webs atrativas, e em muitos casos, as páginas pessoais de seus leitores.

Fazer uma lista de correio para que as pessoas que visitem a página possam se inscrever. Assim, podemos conseguir uma boa quantidade de pessoas interessadas em nosso site e mandar-lhes as novidades do site. Com cada correio que enviarmos temos muitas possibilidades de conseguir uma visita.

Também podemos nos esforçar um pouco mais para criar um boletim que podemos mandar aos componentes de uma lista periodicamente. Este boletim pode conter noticias do dia, reportagens, endereços que ver...

O intercâmbio de banners é outra boa maneira de incluir referências à nossa página. Para criar um banner devemos ser muito cuidadosos e fazer de forma que este seja o mais chamativo possível. Também podemos pagar por exposições de nossos banners em outras páginas, ou por cliques. Mas isso só vale para o que se possa permitir.

Outra possibilidade para conseguir visitas, é estar catalogado dentro de hits, ou lugares onde se apresentam as páginas mais visitadas. Normalmente para acessar esses hits devemos nos registrar e competimos unicamente com as páginas que também se encontram registradas.

Para terminar, também podemos criar um sistema de afiliados de qualquer tipo. Isto é, que nossa página ofereça dinheiro a outros para nos divulgar de alguma forma. Por exemplo, tendo nossa página como página de início nos exploradores, pagando aos usuários para que coloquem nosso serviço de busca em sua página, por usuário cadastrado em nosso serviço que viesse de seu site.

Como se pode comprovar, existe uma série de vias para a divulgação de um site. Nós numeramos umas tantas, reconhecemos que algumas são um pouco rebuscadas ou não estão ao alcance da maioria, mas há de contar com outras tantas que se poderiam acrescentar com um pouco mais de imaginação.

Por último, ressalto que outro trabalho muito importante é continuar divulgando a página sempre. Novos esforços na divulgação do site se traduzem em usuários que se lembram de você e grupos de pessoas que ainda não lhe conhecia por não haver chegado a eles a mensagem anteriormente.

No próximo capítulo veremos alguns conselhos para que nosso web site esteja preparado para assimilar todos nossos esforços em sua divulgação.





Comentários do artigo
Foram enviados 10 comentários ao artigo
8 comentários não revisados
2 comentários revisados:
Tô aqui!
Por: jvillon
09/2/10
Seria então... Aparecer para Crescer? Aparecer para Vender?
Mais uma vez se comprova que a propaganda é a alma do negócio.
www.digitalproibido.com.br
Para divulgar sites
Por: goodnasa
14/10/12
Hoje sabemos que a melhor e mais eficaz forma de divulgar 1 site são as redes sociais, além das mais conhecidas tem o GooDNasa http://goodnasa.com/members que está chegando no Brasil e já está no gosto de todos nós Brasileiros!

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato