Servidor ASP, Baby Web Server

Um servidor extremamente simples para que seu computador possa executar páginas ASP, válido para XP Home e outros sistemas Windows.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 02/11/05
Valorize este artigo:
Sistema:
Win98/ME/2000/XP
Idioma: Inglês
Licença: Freeware
Tamanho: 108 KB
Web: http://www.pablosoftwaresolutions.com/html/baby_web_server.html

Este produto que apresentamos é de extrema utilidade para os usuários de Windows XP Home Edition, que desejem dispor de um servidor onde provar suas páginas realizadas em ASP de maneira local.

Um servidor web é um programa que envia páginas web aos usuários que as solicitem. Se necessitarmos programar páginas ativas do servidor em ASP (Active Server Pages), necessitaremos instalar um programa em nosso ordenador que permita processar os programas realizados em ASP e compor a página que se enviará ao usuário. Os conceitos de páginas que se executam em um servidor está explicado no manual de ASP.

Neste caso comentamos Baby ASP Web Server, um servidor web muito simples, que suporta páginas programadas com ASP. http://www.pablosoftwaresolutions.com/html/baby_web_server.html

O natural para executar páginas web em ASP é utilizar o servidor IIS (Internet Information Server) de Microsoft, a empresa encarregada da tecnologia ASP. Mas o problema é que IIS não pode ser instalado em XP Home e outros sistemas operativos mais antigos. Para eses sistemas existia um servidor, também muito simples, de Microsoft, que se chamaba Personal Web Server, mas este produto deixou de ser mantido por Microsoft e é de difícil acesso.

Por ser um programa muito simples, há muito pouco o que comentar de Baby ASP Web Server. Pode ser baixado e utilizado de forma gratuita. Uma vez descomprimido o zip de download, é um simples programa executável, que teremos que colocar para funcionar como qualquer outro programa, para ativar o servidor. No momento que o servidor esteja ativo, poderemos acessar às páginas de nosso computador pelo endereço:

http://localhost/

As poucas coisas que podem ser configuradas neste servidor são:

  • Porto no qual escuta (O 80 é o porto padrão. Não mexa nisso se não souber como funciona)
  • Diretório raiz onde estão as páginas do servidor. É onde irá o servidor ao buscar os arquivos ASP que tiver que servir.
  • Página padrão, que é o nome do documento padrão. O arquivo que servirá se não se especifica nenhum arquivo dentro do diretório.
Baby ASP Web Server

Nós provamos este programa com uma aplicação web desenvolvida em ASP, que tínhamos em funcionamento em um servidor IIS e mediante Baby ASP Web Server tudo funcionou exatamente igual que no IIS.

Conclusión

Baby ASP Web Server é uma grande ajuda. Uma opção muito interessante e simples de usar para converter nosso XP Home em um servidor web compatível com ASP. Excelente porque em XP Home não se pode, à princípio, instalar o IIS, o servidor web de Microsoft para trabalhar com páginas ASP.



Mais informações e downloads
http://www.pablosoftwaresolutions.com/html/baby_web_server.html

Outros programas





Comentários do artigo
Foram enviados 4 comentários ao artigo
4 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato