Apresentar um orçamento cativante

Conselhos importantes na hora de criar um orçamento para o desenvolvimento de uma página web.

Por José M. Pérez.


Publicado em: 08/12/05
Valorize este artigo:
São muitos os profissionais de design e desenvolvimento web que parecem não dar a importância que deveria ter o primeiro contato com um cliente quando, este último, solicita um orçamento a um projeto. Cada vez mais, o usuário da Internet tem mais conhecimento sobre o funcionamento do mesmo e a apresentação de um orçamento conciso em informação, não ajudará em nada que nos encarreguem o projeto.

Sendo assim, está claro que algo há que mudar. Não servirá nada a um bom desenvolvedor ou web designer que seu trabalho seja esplêndido e profissional se não for capaz de demonstrar esta competência no primeiro contato com o cliente. Então, como conseguir difundir seriedade e confiança a um possível cliente? Vejamos...

Quando se compra uma casa antes de ser construída, o primeiro que nos mostra o construtor são as plantas do projeto imobiliário. Deste modo, sem poder ver a casa, pois ainda não existe, saberemos quantos cômodos terá, os metros quadrados de cada um, sua disposição e antes de decidir qualquer coisa o construtor nos indicará as datas de execução, as garantias, os prazos de pagamento e o preço. Bom, assim deveria ser um orçamento de um projeto web.

É preciso que um cliente não experiente em Internet visualize mentalmente seu futuro site para poder entusiasma-lo e isto será possível incluindo um plano completo que descreva as fases e elementos que vão compor seu projeto. Também é conveniente que não se cometa o erro de dar exclusivamente um preço àqueles clientes que sabem o que querem para seu website, também estes últimos agradecerão receber informações sobre o tratamento que receberá ele e seu projeto.

Um esquema básico de um orçamento (melhor chamado plano de projeto), poderia ser este:

  • Introdução: Uma pequena introdução em como enfocamos as necessidades do projeto e que motivos nos levaram a decidir que este orçamento é o mais conveniente para o projeto.
  • Descrição estrutural do site: Explicação sobre a organização do site em seções e breve comentário informativo sobre o que conterá cada uma delas.
  • Descrição funcional do site: Aqui informaremos sobre a interatividade do site, tanto a nível de usuário como de administração.
  • Metodologia de trabalho.
  • Tempos de execução: Definimos as fases de apresentação e damos ao cliente data de finalização de cada uma delas. Não é recomendável estabelecer aqui datas fixas (a não ser que haja um contrato no meio).
  • Garantia e suporte.
  • Tempos e formas de pagamento.
  • Orçamento detalhado (Com especial ênfase em detalhado).
Não há que ter medo de que nossos orçamentos sejam como contratos, você jamais perderá um cliente por lhe oferecer uma extensa informação de onde e como estará gastando seu dinheiro. E sim pode acontecer se você agir de forma contrária.

Referência: Existe otro artículo relacionado con la creación de presupuestos:
Como um orçamento bem apresentado pode favorecer um contrato





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato