Informações gerais

Vejamos primeiro algumas respostas a perguntas básicas sobre o que é a usabilidade, e para que serve.

Por César Martín


Publicado em: 22/12/05
Valorize este artigo:
O que é a usabilidade?

Técnicas que ajudam os seres humanos a realizarem tarefas em meios gráficos de computador.
3 conceitos muito importantes. Trabalhamos para seres humanos, que querem realizar uma tarefa de uma forma simples e eficaz e neste caso particularmente, devem realizá-la frente ao computador em um meio gráfico, a web. A usabilidade ajuda a que esta tarefa se realize de uma forma simples analisando o comportamento humano, e os passos necessários para realizar a tarefa de uma forma eficaz. Talvez soa um pouco como um trabalho industrial, mas ao fazer referência ao termo "tarefa", estamos nos referindo a buscar um programa que queremos ver na tv, ou ver informação sobre um time de futebol favorito, ou comprar um livro sobre artes marciais, por exemplo.

Realmente a usabilidade faz falta para fazer uma web?
Sim. Seja sua web um portal ou uma página pessoal, não se esqueça que as pessoas que entram em sua web basicamente entram porque buscam algo. Para tornar isso mais simples a decisão é sua, mas certamente entre todos nós podemos fazer da internet um lugar melhor onde as pessoas não se sintam perdidas ou extraviadas ou simplesmente defraudadas.

Quais são as 8 regras de Ouro sobre a usabilidade?
Espero que lhe sirva. Talvez amanhã sejam 10 regras.
    1. Na internet o usuário é quem manda.
    • Isto quer dizer que sem usuários sua página morre, portanto mais vale que cuide bem deles e dê o que te pedem, caso contrário, você ficará sozinho.
    2. Na internet a qualidade baseia-se na rapidez e na confiança.
    • Na internet conta que a sua página seja mais que rápida que bonita, confiável que moderna, simples que complexa, e direta.
    3. Segurança
    • Se na vida real às vezes nos custa confiar no banco da esquina, imagina como se sente as pessoas na internet quando chegam no seu site. Procure fazer com que tudo funcione como um relógio para que o pessoal possa confiar no seu site.
    4. A confiança é algo que custa muito ganhar e pode se perder com um simples link quebrado.
    • Isto quer dizer que tal como está a competência na internet, não se pode perder nem um só visitante por ter um link mal feito. É melhor sair com algo simples e ir complicando pouco a pouco, do que sair com tudo e ver "o que acontece". Versões 1.0 são boas enquanto o que esteja posto gere confiança. Pouco a pouco e com o feedback dos usuários, poderá ir complicando a página. Mas tenha certeza antes de arriscar.
    5. Se quiser fazer uma página decente, simplifique, reduza, e otimize.
    • As pessoas não vão decorar tudo que houver no seu site por muito que insista, portanto faça-o pelo menos simples, utilize todos os elementos que puder, para que deste modo os usuários sintam-se cômodos e não se percam cada vez que necessitem encontrar algo em seu site.
    6. Coloque as conclusões no início.
    • O usuário se sentirá mais cômodo ao ver as metas ao princípio. Desta forma não terá que buscar o que necessita e perderá menos tempo em completar sua tarefa. Se ele completa sua tarefa em menos tempo se sentirá cômodo e talvez se dedique a explorar seu site ou inclusive, talvez o recomende a um amigo.
    7. Não faça as pessoas perderem o tempo com coisas que não necessitam.
    • Cuidado com as promoções, se fizer pelo menos faça com cuidado. Procure fazer com que a seleção de produtos a exibir seja conseqüente e não seja do tipo "vender tudo" em todas as páginas. Segundo avance o usuário em sua navegação procure deixar mais espaço livre. Pode acontecer de na hora de comprar algo veja uma oferta que lhe distraia e perca essa venda.
    8. Bons conteúdos.
    • Escrever bem para internet é uma arte. Contudo, seguindo as regras básicas de (1) colocar as conclusões no princípio e (2) escrever como um 25% do que você colocaria em um papel, com isso pode-se chegar longe. Ler na tela custa muito, portanto, no caso de textos para internet, reduza e simplifique tudo o que puder.

Tudo bem, e quanto tempo levará fazer isto?
Um desenvolvimento web, em média, leva 6 meses - 1 ano. O resto é besteira. Portanto se seu business plan depende de um "deadline" para amanhã, é melhor revisa-lo!





Comentários do artigo
Foram enviados 5 comentários ao artigo
4 comentários não revisados
1 comentário revisado:
Usabilidade e escrita na web
Por: daniellesouto
09/3/10
Bom dia!
Sou jornalista e trabalho na atualização e manutenção de site, com produção e inserção de matérias e fotos. E, ainda não sei como escrever, colocar ou posiciona-las dentro do site. Acho que faço como no jornal impresso. Vocês poderiam me indicar sites para pesquisa?

Agradeço o espaço e até mais.

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato