Sobre buscadores internos

Neste artigo vamos comentar como planejar e criar um bom buscador interno para um site.

Por César Martín


Publicado em: 12/1/06
Valorize este artigo:
Neste artigo vamos comentar como planejar e criar um bom buscador interno para um site. Inclui vários exemplos sobre como se faz alguns jornais digitais.

Resumo:
Para ter um buscador você deve salvar tudo o que fizer. Procure fazer com que cada artigo, arquivo, produto tenha uma página com entidade própria. Jamais apague uma pagina. Pode acontecer de alguém que estar linkado a ela por outra página, ou pode ser que alguém esteja justamente buscando-a.
Indexe todo o site e deixe que os usuários busquem em todo seu arquivo.
Ofereça resultados ordenados e identifique palavras-chaves (keywords) para facilitar a busca.


1. Crie arquivos. Salve tudo o que fizer.
Quando você fizer sua pagina tenha em mente a forma de armazenar os arquivos. Procure fazer com que cada "elemento" tenha sua "entidade".
Definimos "elemento" como cada artigo, ficha de produto, gráfico que seja de interesse para os usuários em seu site.
Cada um destes elementos terá uma página com um nome, uma localização e uma ordem dentro da hierarquia de seu site.
Este elemento, portanto, estará corretamente identificado para ser acessado a qualquer momento.

    O.b.s: Se seu site gera páginas em tempo real, o ideal seria salvar o sumário do dia. Por exemplo, em um broker, onde a informação de valor gera páginas diferentes a cada refresh de informação, seria interessante salvar uma ficha por empresa e dia, com a informação do fechamento, máximos, mínimos, gerando um arquivo interessante para a consulta.


2. Deixemos que o usuário busque tudo o que quiser.
O que faz sentido em um buscador é que se possa buscar tudo. Ou seja, se entro em um jornal, e coloco "Lula", o que quero é ver todas as notícias que houver sobre Lula desde que nasceu. Isso dá liberdade e mostra a potência da pagina.
Buscar nos arquivos e ver que o sistema responde, dá ao usuário mostras de que está diante de um site onde pode passar horas e horas vendo informação relevante. Se começarmos a limitar a busca (só este mês, só este número, só neste lugar) iremos por um mal caminho e pode ser que o usuário se mostre frustrado. Também ocorre que o número de resultados válidos diminui com o qual perdemos qualidade na busca.

3. Ofereça resultados ordenados
Assim como demonstrar a potência da máquina com um bom buscador é legal, também é reconfortante demonstrar inteligência. Para isso, devemos identificar palavras-chaves "relevantes" em nosso site. Esta identificação nos servirá de atalho para evitar mostrar informação redundante ao usuário. Seguindo com o exemplo do jornal. Se entro no jornal e coloco "Lula", o ideal seria mostrar um link à típica ficha oficial e logo todos os resultados relevantes em nosso site.
Esta "inteligência" requer identificar todos os elementos que acreditamos ser relevantes para o usuário e fazer de forma mais ou menos humana. Seguindo com o exemplo do jornal, palavras como "presidente", "lula", "luis inacio lula silva", nos levariam a resultado similares. Onde o ideal seria ver uma série de "fichas" que concordam com o termo buscado, e uma série de resultados provenientes do banco de dados.

Photodisc.com é um dos sites mais organizados. Não só busca por "keywords" como uma vez encontrada a foto vemos uma série de keywords relacionadas com esta. Estas keywords estão linkadas de tal forma que posso continuar buscando por keywords novamente até afinar os resultados. Basicamente o que oferece é uma sensação de "controle" que muitas vezes sentimos falta.

Mais ou menos com este sistema de "palavra-chave" e busca "brutal" poderemos oferecer ao usuário uma arma útil para navegar pelo nosso site.


4. O que ocorre no mundo real é mais ou menos o seguinte:
Gente que faz muito bem.
Temos 2 exemplos básicos que não são buscadores:
  • The New York Times. Este jornal oferece um buscador, Talvez algo pequeno, mas muito efetivo. Apresenta duas opções de busca sob a forma de "radio button", que são buscar na edição de hoje ou buscar nos arquivos. Os arquivos são de pagamento prévio com o qual conseguiram também que o buscador seja uma ferramenta de venda. Nos arquivos basicamente pode-se encontrar tudo. E no buscador do dia também. É impressionante.

  • Marca.es. Esta página espanhola de esportes também faz muito bem. Talvez o buscador esteja um pouco escondido, mas funciona muito bem. Aqui temos um exemplo dos resultados que oferecem.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato