Idéias para conseguir links

Porque outras páginas não querem fazer intercâmbio de links contigo e como fazer para conseguir links de outra forma.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 20/1/06
Valorize este artigo:
Em CriarWeb.com recebemos habitualmente propostas para fazer intercâmbio de links. Procuramos sempre responder os e-mails dos interessados, mas quase nunca podemos ceder colocando seu link em nosso portal, porque o intercâmbio sempre costuma ser desfavorável para nós, já que CriarWeb.com costuma ter bastante mais audiência e ranking nos buscadores.

Um dos e-mails que recebemos recentemente, muito cordial por parte do interessado em trocar links, nos fez escrever este artigo no qual explicamos porque muitas vezes as webs que são solicitadas para fazer trocas não respondem ou respondem negativamente.

Razões para receber um "não" a nossa proposta de intercâmbio

A razão pela qual muitos webmasters nem sequer respondem seus correios é que geralmente quase todos temos uma carga de trabalho superior ao qual podemos realizar. Muitos webmasters de páginas -inclusive webs importantes- têm outros trabalhos e se dedicam somente em seus momentos livres a manter sua web. Por isso, é normal que não tenham um segundo para responder, porque não podem se entreter em responder a todo mundo que lhe escreve.

Sobretudo, se vão negar o intercâmbio, é normal que nem respondam, porque com a carência de resposta já significa um "não" muito mais sutil e sem fechar as portas a futuras comunicações.

Em CriarWeb.com estamos contentes de poder lhe ajudar, mas assim como acontece com outras páginas, temos nossas reticências. Isto é normal, porque a idéia de um intercâmbio é que todo mundo ganhe mais ou menos igual. Se a sua página não está considerada em Google, certamente ninguém vai trocar nada com você.

Por isso, antes de começar a solicitar trocas de links com páginas bem consideradas, você deveria fazer qualquer coisa para que alguém lhe colocasse um link, a fim de conseguir subir o ranking de sua página. Quando você já tiver um bom ranking poderá começar a solicitar intercâmbios com webs bem posicionadas e então, verá como você será mais valorizado que agora.

Possivelmente você pensa: no momento em que tiver bom ranking não vou precisar fazer um intercâmbio. A coisa é que os intercâmbios sempre são interessantes e quanto melhores forem as páginas com as que você troca, melhores serão os resultados. Esta mesma afirmação, se você vê de o ponto de vista da página bem posicionada, indica que eles não devem fazer um intercâmbio contigo, porque seria prejudicial para suas webs. Ocupariam um espaço com um intercâmbio que não produziria benefícios para eles e além do mais correriam o risco de abaixar o ranking deles por trocar com uma página com pouco ranking.

Portanto, estamos em um caso da "peixe que morde a cauda". Como você não tem ranking, não trocam links contigo e como não consegue trocas não pode subir seu ranking. Portanto, ou você sobe o ranking de sua web por sua conta (seja como for), ou então as páginas importantes não vão querer nunca trocar links contigo.

Idéias para conseguir links

Então, o que você necessita são links para subir seu ranking. Se nenhuma página das que você deseja aceitam uma troca, há que obter links de outro lugar.

Agora explicaremos umas idéias para que você possa obter links quase por sua conta:

Envie artigos para que seja publicado em outras páginas

Uma das melhores opções para conseguir links é publicar artigos seus em outras páginas. Os artigos que você publicar geralmente terão seu nome como autor e o mais importante, um link a sua página. Se não colocam um link, não aceite nunca que publiquem seu artigo.

Em CriarWeb.com aceitamos colaborações de qualquer pessoa, sempre que tenha um mínimo de qualidade. Nos artigos publicados colocamos sempre os link às páginas dos autores e comprovamos que isto funciona muito bem. De fato, o normal é que nos mandem mais artigos para continuar publicando e colocando seus links, porque sua audiência aumenta quase instantaneamente depois de publicar o artigo.

Isto pode ser feito com quase todas as páginas que aceitem publicar seus artigos e ganhar com isso um montão de links. Quase todas as páginas estarão satisfeitas de receber conteúdos para publicar, portanto você terá muita oportunidade de que lhe respondam positivamente. Um exemplo de página que recebe e publica dezenas de manuais por dia é a Webtutoriais.com.

Inscreva-se em diretórios de links

É muito importante que você se inscreva onde publiquem links temáticos. Estes links costumam ser gratuitos. Simplesmente tem que experimentar a sorte, enviar sua URL e esperar um pouco para ver se aceitam sua página.

Um site legal para conseguir links é dmoz.org. É um diretório aberto de links classificados. O bom é que este diretório de links, como é de livre uso, é utilizado por muitas outras webs. Por isso, ao conseguir um link em dmoz.org, provavelmente esteja conseguindo um link também em muitas outras páginas.

Em CriarWeb.com temos um diretório com, entre outras coisas, links a outras webs para desenvolvedores, designers, etc. Nós colocamos neste diretório os links gratuitamente, portanto se sua página está relacionada com alguma de nossas temáticas, mande-nos sua URL. Observe se alguma web tem um diretório de links parecido e tente fazer com que sua web apareça ali.

Sites onde conseguir links grátis

Para continuar colocando seus links por aí, existem sites onde se consegue links gratuitos. Talvez não tão próximos da sua temática, mas afinal de contas são links e lhe ajudará a subir seu ranking.

Um exemplo de lugar onde conseguir links grátis é a seção "Suas Páginas" de CriarWeb.com. é um lugar onde mostram-se páginas dos leitores do site. As páginas são mostradas e também incluem links à própria página, portanto poderão visitar sua página e terá um link gratuito.

Se você, por exemplo, for um profissional freelance ou tiver uma empresa que se dedica a realizar páginas web ou outros serviços do campo da informática, outro lugar onde pode-se conseguir um link gratuito é Mercado Profesional freelance. É um site em espanhol mas que você pode se inscrever como profissional e então terá uma página com sua ficha de desenvolvedor. Entre outras coisas, a ficha de desenvolvedor contém links aos projetos que você realizou.

Certamente existem muitos outros sites onde você poderia incluir seu link de uma maneira parecida a estes que acabo de comentar.

Sites de intercâmbio de links de texto

Existem sites que estão preparados para trocar links de texto. Estes sites têm uma lista de pessoas interessadas em trocar links e simplesmente se encarregam de que seu link apareça na página de outras pessoas. É ótimo porque você não necessita nem buscar seus intercâmbios para conseguir links, simplesmente se registra e começa a mostrar links de outras páginas, para que os teus saiam nessas outras webs.

Um exemplo deste tipo de serviço, mas que está em inglês ou espanhol é LinksTexto.com

Peça links em páginas menos relevantes

Se os administradores de páginas grandes não lhe respondem, você pode escrever a pessoas que tiverem realizado páginas pessoais que linkem com webs com a sua, para pedir que coloque também o link a sua web. O importante é conseguir esses primeiros links que façam com que sua página esteja em buscadores.

Faça você mesmo o link

Se você deseja links, por que você mesmo não começa linkando com outras webs? Uma técnica de divulgação consiste simplesmente nisto. Crie algumas páginas que, apesar de não terem muito conteúdo, tenham links com a web que deseja divulgar. Estas páginas podem ser publicadas em uma hospedagem sua, que tiver pago ou que você pode conseguir em um servidor gratuito.

O primordial

Não se esqueça que o mais importante é que você tenha uma página que mereça a pena linkar. Se sua página é suficientemente boa, o mais normal é que com o tempo outras páginas queiram linkar, sem praticamente realizar nenhum esforço.

Se pelo contrário, sua página não tiver nenhum interesse para as pessoas, certamente ninguém vai querer trocar links com você.





Comentários do artigo
Foram enviados 8 comentários ao artigo
8 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato