Segredos dos buscadores

Contamos uma série de segredos para o registro de uma maneira ótima nos buscadores e índices. Na lista de chaves se encontram alguns dados inéditos.

Por Myra Palacios


Publicado em: 16/2/06
Valorize este artigo:
Os buscadores e os diretórios são ferramentas programadas por seres humanos especializadas em buscar informação na Rede por meio de seus robôs de busca, também chamados Spider ou Aranhas. Desta maneira qualquer internauta que solicite informação mediante a introdução de palavras-chave ou frases curtas em um buscador, obterá imediatamente uma lista de páginas web relacionadas com a palavra-chave escolhida.

Buscadores e diretórios

Há que esclarecer a diferença entre buscador e diretório, pois são conceitos que normalmente são confundidos.

Um diretório como Yahoo depende de humanos ou editores que indexam cada URL manualmente, seguindo seu próprio critério de valor e colocando cada URL na categoria e subcategoria adequadas. Por isso, a inscrição em um diretório é um processo lento e pode chegar a demorar até 2 meses.

Uma boa página com um bom conteúdo, tem mais possibilidades de ser indexada em um diretório com um ranking alto do que uma página pobre, sem informação, que inclusive pode ser rejeitada. Os diretórios costumam ser muito seletivos na hora de indexar novas páginas. Preferem qualidade e não quantidade de páginas web.

Exemplos de grandes diretórios são Yahoo e DMoz.

Envie aos diretórios somente sua página principal, redigindo um bom título e descrição pensada de antemão conscientemente, utilizando as palavras-chaves mais relevantes e repetindo-as com freqüência. O texto que introduzir ao fazer a inscrição será o que o editor utilizará na hora de catalogar sua página na categoria correspondente.

Os buscadores como Google ou Altavista utilizam um processo totalmente diferente para indexar as páginas web. Criam suas listas automaticamente por meio dos motores de busca.

O Spider visita sua web, lê e segue todos os links a outras sub-páginas que for encontrando. O Spider voltará a visitar sua página em um mês ou dois e se tiver feitos mudanças importantes na página, o buscador reconhece estas mudanças que podem afetar o posicionamento de sua web.

As Metatags são também um elemento a ter em conta em um buscador na hora de extrair a informação da página

( nem todos os buscadores suportam Metatags)

Pode-se destacar três partes em um buscador: O Spider que visita as URL, o índice ou catálogo que contem uma cópia de cada url que foi encontrada pelo Spider e o software.

Este é o programa que filtra a informação gravada no índice ou catálogo, extrai as buscas e posiciona cada URL seguindo uma ordem ou critério.

Todos os buscadores contém estas três partes básicas, mas nenhum deles funciona igual. Por isso, uma busca por uma palavra-chave em particular em Altavista não produz os mesmos resultados que a mesma palavra-chave em Google. Estes buscadores seguem critérios diferentes na hora de indexar as páginas web. Se sua página web tem pré-determinado o critério que o buscador segue para indexar as URLs pode alcançar alguns dos primeiros postos no buscador. É fundamental ter uma boa organização HTML e saber como funcionam os buscadores em geral para conseguir ter um bom posicionamento no buscador.

Fatores que afetam ao ranking de sua URL

- Utilizando seu próprio domínio terá muito mais possibilidades de obter uma boa posição e sua página estará mais valorizada. Se tiver possibilidades nem duvide em inverter em seu próprio domínio.

- O título é o primeiro critério que um buscador valoriza. O título é imprescindível e lembre de colocar sua palavra-chave mais relevante nele.

- Suas palavras-chaves devem ser frases curtas. Coloque suas palavras-chaves no título e na descrição com freqüência.

- Utilize Metatags para que sua página seja corretamente indexada pelos buscadores. As MetaTags comuns são o título, descrição e palavras-chaves. Uma boa combinação de texto no título e na descrição, e a elaboração de Metatags é bastante recomendável para melhorar o posicionamento em buscadores que suportam Meta Tags

- Não recomendamos a utilização de Frames, mas se fizer deverá incluir os Metatags nas páginas que distribui os frames porque será a única informação disponível para indexar. Pode incluir no NOFRAMES um parágrafo descritivo do conteúdo do site, assim como links às páginas interiores para facilitar o percorrido do robô.

- Utilize a MetaTag Robots.txt para dar instruções ao Spider que recorra os links encontrados em seu Site Web e indexe todas as demais páginas. Certifique-se que não haja nenhum link quebrado na página.

<META name="robots" content="All">

- Utilize a Metatag Revisit para indicar ao Spider quando deve voltar a visitar sua página web e indexar as mudanças feitas de maneira que sua página web esteja sempre atualizada e ativa no buscador.

<META NAME="revisit" CONTENT="15 days">
( também 30 days)

- Outra Tag útil é a ALT text que vai associado às imagens ou gráficos, este texto faz parte da página, assim que utilize suas palavras-chaves mais relevantes neste texto.

ALT="myrasoft oferece software de divulgação web"

- Incremente a popularidade de sua página web mediante a colocação de links a outras páginas. A popularidade se mede pelo número de links a uma determinada página.

Pode medir a popularidade de sua página e a de sua concorrente gratuitamente em: http://www.linkpopularity.com.

A maioria dos buscadores analisa quantos links existem para sua web, valorizam sua popularidade e incrementam o ranking. Ademais, quantos mais links tiverem, maiores são as possibilidades de que sua página seja visitada pelos Spiders. Pode negociar links de qualidade com outras páginas web que estejam relacionadas com o tema de seu web site e que contenham palavras-chaves semelhantes, a longo prazo gerarão um tráfico importante de novos visitantes e clientes potenciais.

- Faça um Mapa de seu Site com links a todas as páginas interiores. Você pode enviar esta página aos buscadores, esta é uma boa tática para ser localizado nos buscadores. Um exemplo seria:

http://www.myrasoft.com/websiteindexsp.htm

- Não faça Spam. Spam é enviar sua página mais de uma vez ao mesmo buscador diariamente ou semanalmente. Os buscadores têm limitações e penalizam às páginas que fazem Spam, apagando-as de seu índice. Altavista e Infoseek aceitam somente uma página ao dia por domínio. Yahoo somente a página principal. Pode enviar diferentes URLs em dias consecutivos, envie somente as mais importantes. Outro tipo de Spam é utilizar texto invisível em letra pequena da mesma cor que o fundo da página, com a mesma palavra-chave mais de uma vez. Os buscadores penalizam este tipo de desenho, obterá um ranking baixo ou sua página não será indexada. Não utilize palavras-chaves que não estejam relacionadas com o conteúdo de sua página e não as repita em excesso. Pode repeti-las uma ou duas vezes, mas fazendo trocas.

- Envie sua página uma vez por mês ou sempre que tiver feito mudanças importantes. Uma vez que tiver enviado sua URL há que ser paciente, os grandes buscadores indexarão sua página em média de duas a oito semanas. Nem todos enviam um e-mail de confirmação de que sua página foi acrescentada satisfatoriamente, deverá deixar passar um tempo e fazer uma busca por domínio ou por palavra-chave.

A maioria dos buscadores em língua portuguesa, são diretórios. Terra é um exemplo. Siga as recomendações descritas para os diretórios quando for inscrever sua URL. Certifique-se de que está escolhendo a categoria adequada ao se inscrever, tente ser o mais preciso possível. Parece besteira, mas há muitas páginas que finalmente não se indexam ou que não são indexadas corretamente porque não seguiram as instruções adequadamente ao realizar a inscrição, cometendo erros.

Há muitos buscadores que estão incorporando uma opção geográfica. Se na hora de inscrever seu site você escolhe sua região, a inscrição será muito mais rápida de validar e obterá melhores resultados. Lembramos que o conteúdo do texto de sua web é fundamental.

O termo Portal não é o mesmo que um buscador ou diretório, estes termos se confundem porque a maioria dos portais em incorporado um buscador. Os Portais incorporam informação adicional como notícias, fóruns, chats...etc.

Espero que esta informação lhe sirva de ajuda em sua estratégia de marketing na Internet.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato